Beleza

Qual máscara capilar escolher? Especialista explica

São três as etapas de tratamento capilar: hidratação, nutrição e reconstrução. E se você está elaborando um cronograma de cuidado que contemple a seleção, provavelmente já percebeu que hidratar os fios é a tarefa mais comum na rotina, mas será que ela é a mais importante? A seguir, entenda como escolher a máscara capilar ideal para compor o seu cronograma personalizado.

Como funcionam as três etapas do cronograma capilar?

A etapa de hidratação dará maciez e emoliência aos fios. Inclusive, é através destes ativos que o cabelo terá um toque sedoso. Os ingredientes não são tão intensos, mas são necessários para equilibrar o uso de óleos e de queratina, presentes em abundância em máscaras nutritivas e reconstrutivas.

A nutrição é responsável por, justamente, nutrir os fios. E este processo ocorre através de óleos de coco, jojoba ou palma, por exemplo. A etapa é a responsável por devolver o brilho às madeixas, mas deve ser balanceada para evitar o aspecto oleoso.

Reconstruir é necessário quando danificamos o cabelo — como em uma descoloração, por exemplo. A reconstrução é responsável por repor elementos fundamentais, como a queratina, e preencher a estrutura interna do fio.

Hidratação e cuidado com o cabelo
Anna Bizon/Freepik

Entenda qual máscara capilar escolher

A escolha da máscara é individual, defende a dermatologista Greice Rampon. “Vai ser diferente para cada tipo de cabelo. Em cacheados e crespos, preferimos máscaras que tenham mais óleos na composição”, exemplifica. Fios mais danificados — loiros ou muito descoloridos — pedem rótulos que tenham mais proteínas na composição.

“Eu recomendo usar o produto em toda lavagem e trocaria o condicionador pela máscara, realmente substituindo-o”, complementa a dermatologista. A sugestão é intercalar rótulos diferentes, que se complementem. “A máscara é um condicionador melhorado“, sintetiza.

Para quem tem medo de que o cabelo pare de sentir os efeitos do produto, a especialista tranquiliza. “Ele não acostuma. Quando você troca o produto, a limpeza será diferente [no caso do shampoo], então você nota a diferença — por isso é bom intercalar”, finaliza.

Amanda Bernardo

Jornalista formada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Cobre eventos e novidades de beleza e decoração, com foco em tendências e lançamentos. Tem experiência em cobertura de feiras sobre decoração, como CASACOR e Mostra Glass. Além de repórter no digital, integra a produção do programa de rádio Like 103.3 e do impresso. Apaixonada pela escrita e por séries, livros e filmes de comédia romântica.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *