Beleza

Protetor solar: tudo que você precisa saber sobre o produto

O protetor solar é a etapa final da rotina de skincare, afinal é ele quem sela e protege a pele dos raios solares. Porém, com tantas opções no mercado, como escolher a textura e fator de proteção ideal?

Para responder a estas perguntas, conversamos com a gerente de desenvolvimento de produtos e marketing da Yes! Cosmetics, Carla Verçosa.

Mulher de pele branca aplicando protetor solar
Reprodução/Pinterest

Antes de entrarmos no guia prático, é interessante conhecer um pouco as nomenclaturas, principalmente UVA e UVB. Sabemos que o Sol emite raios ultravioletas de diferentes intensidades e que eles atingem a pele de diferentes formas. Mas qual é a diferença?

  • Raios UVA: este tipo chega a parte mais profunda da pele e causa o envelhecimento precoce, manchas e rugas, vermelhidão, queimaduras e pode influenciar no câncer de pele.
  • Raios UVB: estes alcançam a camada superficial da pele e são responsáveis pelo processamento da vitamina D e pelo bronzeado.

Mas e o FPS, ele realmente indica o fator de proteção do produto? “O FPS é como um relógio que conta o tempo que você pode ficar ao sol sem que a pele comece a ficar vermelha. Em outras palavras, é a quantidade de proteção que você tem contra os danos solares”, explica Carla.

“Um protetor solar com FPS 30, por exemplo, teoricamente te dá até 300 minutos de proteção contra os raios ultravioleta. Esse tempo pode variar dependendo do fator, a intensidade do sol, o seu tipo de pele e até a quantidade que aplicou.”

A profissional ainda ressalta que é interessante utilizar dois tipos de protetor: um para o dia a dia e outro para a praia. “Em suma, o FPS 30 é uma boa escolha para o dia a dia, no entanto, se a sua pele for muito clara ou se você for passar muito tempo ao sol, considere o FPS 50 ou mais”, recomenda.

Mulher de pele preta aplicando creme no rosto
Reprodução/Pinterest

Como escolher o protetor solar ideal?

Atualmente existem diversos tipos de protetor solar: em stick, cremoso, líquido ou em pó. Mas como escolher o perfeito? Se a sua pele for oleosa, os mais indicados são aqueles livres de óleos ou os em gel. Agora, se a sua pele for seca, os em creme são mais hidratantes e mais recomendados. Por fim, para peles sensíveis, os produtos ideais são os hipoalérgicos e sem fragrância.

Preciso aplicar protetor solar todos os dias?

E a resposta é: sim, ele precisa ser aplicado todos os dias! “Pense só, mesmo em dias nublados, sabemos que o Sol está ali atrás das nuvens. Use protetor solar até mesmo quando estiver em casa”, indica Carla.

Yasmin Mallmann

Graduanda em jornalismo na Universidade Feevale. Escreve sobre beleza, especificamente unhas e maquiagem na Like Magazine. Atua na área da comunicação desde 2022, com experiência em agência de publicidade e redação diária. Além de repórter no digital, produz conteúdo para o impresso. Ama maquiagem, ir ao cinema e ler livros de romance e de época. E claro, ouvir e falar sobre Taylor Swift.
Fale comigo em: yasmin.mallmann@gruposinos.com.br

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *