Se a sua pele está áspera ou sem brilho, provavelmente ela não está recebendo a hidratação adequada. Com os dias quentes, é comum que essa condição se agrave e que seja necessário aplicar produtos mais intensos. Mas como evitar a pele ressecada?
“Quando a pele está desidratada, ela perde sua capacidade de proteção contra agressões externas e fica mais suscetível a irritações e inflamações”, explica a dermatologista Vanessa Perusso. Para ter uma pele saudável e linda durante o verão, confira alguns sinais que você deve cuidar, segundo a especialista.
Quais são os sinais de pele ressecada?
- Cadastre seu e-mail para receber os conteúdos da Like Magazine.
Excesso de oleosidade
Com certeza você já deve ter ouvido que utilizar hidratante facial pode piorar a oleosidade da pele, mas isto é um mito. “As peles oleosas precisam de uma rotina de hidratação parecida com as peles secas. Inclusive, o excesso de oleosidade pode significar justamente essa falta de cuidado”, afirma Vanessa.
Nesse sentido, a especialista recomenda investir em produtos mais leves, como com a textura em gel, que hidrata sem pesar.
Sensibilidade e coceira
“Quando a pele está ressecada é comum que ela fique mais suscetível a danos de fatores externos e ao surgimento daquela sensação de repuxamento, o que acaba gerando coceira e descamação”, explica. E é por conta disso que a pele fica mais sensível e até mesmo vermelha em algumas áreas.
- Cadastre seu e-mail para receber os conteúdos da Like Magazine.
Pele áspera
Outro aspecto, que é possível observar quando a pele está ressecada, é o seu toque áspero. Isso acontece porque, quando ela perde a hidratação natural, a pele também perde a capacidade de reter água, o que acaba gerando um aspecto ressecado.
Se você sente a pele áspera, então invista em hidratantes mais consistentes.
Pele acinzentada
Este é um claro sinal de que o organismo está sentindo falta de hidratação. Além disso, é comum que aconteça em pessoas que não bebem água o suficiente durante o dia. “Esse aspecto opaco e sem vida ocorre porque, quando desidratada, a pele perde sua luminosidade natural e a circulação sanguínea pode ser prejudicada, resultando em um tom menos saudável e viçoso.”
Desconforto pós-banho
“Essa sensação de repuxamento após o banho é um indicativo de que a barreira de hidratação da pele foi comprometida e, por isso, é essencial aplicar cremes hidratantes logo após o banho, enquanto a pele ainda está levemente úmida. Dessa forma, o produto ajuda a reter a umidade e a restaurar a camada protetora o quanto antes”, finaliza a profissional.
- Ouça o episódio mais recente do podcast da Like Magazine no Spotify!