Embora seja frequentemente associada à adolescência, a acne é uma condição de pele comum que afeta jovens e adultos. Apesar de não oferecer grandes riscos à saúde, quando não tratada, pode acabar interferindo em fatores como a autoimagem e autoestima das pessoas. Se você tem pele com acne e quer descobrir o que é mito e verdade sobre o assunto, precisa continuar lendo o conteúdo.
- Quais produtos usar: a pele mais jovem, como a de adolescentes, demanda produtos que auxiliem a controlar as espinhas e evitem o surgimento de marcas a médio prazo. Por outro lado, a pele madura geralmente possui mais cicatrizes e uma textura mais irregular, precisando de fórmulas que promovam a renovação celular e a melhora da aparência no geral.
A fim de “eliminar” todos os tabus que envolvem a condição, a La Roche-Posay elencou cinco tópicos sobre o assunto. Confira!
Mitos e verdades sobre a pele com acne:
- Cadastre seu e-mail para receber os conteúdos da Like Magazine.
A acne é causada apenas por falta de limpeza?
É mito! A condição é, principalmente, provocada por fatores hormonais e pela redução excessiva de sebo. Mesmo que a limpeza inadequada possa agravar a situação, não é a principal causa.
Pessoas com pele oleosa têm mais tendência à acne?
Verdade! Com o poro obstruído (por cravos, por exemplo), o sebo não consegue sair da pele como faria normalmente. Nesse sentido, esse sebo se transforma em fonte de alimento para as bactérias que causam espinhas.
O aumento no consumo de chocolates e frituras causa mais acne?
É mito! Mesmo que uma dieta equilibrada seja o segredo para a saúde da pele, não há provas de que o consumo de chocolates ou frituras piora efetivamente a condição.
Produtos suaves também são eficazes no tratamento da acne?
Verdade! É preciso encontrar uma rotina de cuidados que trate o sintoma. Aliás, os produtos suaves são benéficos e indicados no tratamento.
A maquiagem diária favorece o aparecimento da acne?
É mito! Se você ainda acreditava que usar maquiagem todos os dias causava o aparecimento de acne, venho aqui te tranquilizar e dizer que isso não é verdade – e ainda bem. No entanto, o que pode piorar a condição é o uso inadequado de produtos específicos. Então sim, você precisa tirar toda a make quando voltar de uma festa.
- Ouça o episódio mais recente do podcast da Like Magazine no Spotify!