Beleza
Guia com as principais dúvidas sobre o leave-in
O leave-in tem textura variada e é pensado, em geral, para ser usado como finalizador sem enxágue
Última atualização: 10/07/2024 14:43
A etapa de finalização do cabelo é bem variável: depende da curvatura, da textura desejada e da saúde do cabelo. Dentre as opções, o leave-in é um produto que pode entrar na rotina. Por isso, hoje te contamos tudo que você precisa saber sobre o item.
O leave-in tem textura variada e é pensado, em geral, para ser usado como finalizador sem enxágue. A depender da formulação, o produto age como tratamento ou protetor térmico no cabelo. O item substitui o creme de pentear e tem um toque mais leve, adicionando menos peso aos fios.
A função principal é finalizar o cabelo pós-banho. O produto hidrata, ajuda a desembaraçar e controla o frizz. A textura varia e você encontra o leave-in no formato líquido (com aplicador em spray), em creme ou em sérum.
Quais benefícios?
O leave-in, comparado ao creme de pentear, tem como principal vantagem a textura mais leve. No entanto, esse não é o único benefício do produto. A lista inclui a diminuição do frizz, a hidratação, o auxílio na modelagem do cacho, a proteção térmica e contra raios solares e a adição de nutrientes, por exemplo. Além disso, a substância retarda o desbotamento da tintura, ajuda a desembaraçar e sela a cutícula.
Quando usar o leave-in?
O uso pode ser diário — essa é, inclusive, a recomendação da maioria dos rótulos. Em geral, o produto é aplicado após a lavagem, mas a maioria das opções se adapta aos fios secos. Muitas pessoas, inclusive, apostam no produto no day after, para ajudar a modelar o cabelo. A dica é ainda mais útil para cacheadas e crespas, que tendem a precisar mais de nutrição. A sugestão é sempre avaliar os componentes do produto e as funções, que variam a cada marca.
- Newsletter: cadastre seu e-mail para receber os conteúdos da Like Magazine!
Qual textura escolher?
Líquido, creme ou sérum? A resposta é depende — e são duas as perguntas que vão ajudar a personalizar essa resposta:
- Qual a curvatura do seu fio?
- Qual textura você deseja dar ao cabelo?
Para os fios finos, a versão em spray dará mais leveza. Em cabelos lisos, a regra também é a mesma. Lembre-se que pesar a mão na textura do produto pode gerar um aspecto oleoso.
Para quem tem o fio com espessura maior ou deseja um resultado mais carregado, a dica é apostar no formato em creme ou sérum. Cacheadas e crespas, que tendem a sofrer um pouco mais com o ressecamento, também podem se beneficiar da escolha.
Caso contrário, se você tem medo de pesar o fio, vale manter o spray como opção. Independente da escolha, é importante se atentar aos ingredientes da formulação e aliar os nutrientes que o cabelo precisa no momento.
- Quer seguir com a Like Magazine em outras plataformas? Então ouça nosso podcast no Spotify!