Beleza

Descubra como identificar o seu tipo de pele em 4 passos

Você com certeza já se questionou sobre qual seu tipo de pele. Afinal, ao comprar maquiagem ou produtos de skin care, esse ponto é sempre questionado. Para te ajudar a descobrir qual o seu tipo de pele, montamos esse guia prático que, ao terminar de ler, você se sentirá expert no assunto.

Primeiramente, é preciso saber que a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) divide as peles em quatro tipos: normal, seca, oleosa e mista. A seguir, conheça um pouco mais sobre cada uma delas.

Mulher branca com as mãos apoiadas no queixo sorrindo
Reprodução/Pinterest Saiba como identificar qual é a sua pele

Descubra o seu tipo de pele com essas dicas

Aliás, nos siga no Instagram e confira mais conteúdos sobre beleza.

Pele normal ou equilibrada

A pele sem característica marcante, conhecida como normal, não apresenta aspecto oleoso, ou seco. Ela é luminosa, suave, aveludada e firme ao tato. Normalmente, essa pele apresenta poros menores, pouco visíveis, não costuma ter manchas nem espinhas. Além disso, sua microbiota é equilibrada, por isso combate às adversidades sem inflamar a barreira de proteção.

Pele seca

Na maioria dos casos, quem possui a pele seca tem os poros pouco visíveis, além da tendência de desenvolver rugas finas. Outros acontecimentos que podem ocorrer, são fissuras, descamação e vermelhidão em algumas regiões.

  • Atenção: não confunda pele seca com desidratada, afinal uma pele desidratada precisa de água, enquanto uma pele seca necessita de nutrientes e óleos.

Porém, esse tipo de pele possui uma maior propensão de sofrer com a desidratação, uma vez que o extrato córneo permite uma maior perda de água. Além disso, vale mencionar que o ressecamento da pele pode ocorrer por fatores hormonais, genéticos e ambientais.

Pele oleosa

Uma das mais injustiçadas, a pele oleosa apresenta um aspecto brilhante e espesso devido a alta quantidade de produção de sebo. No entanto, por esse motivo, ela é altamente protegida da perda de água e do envelhecimento precoce.

Esse tipo de pele também é mais propenso ao aparecimento de cravos, acne e espinhas. Sobre a alta oleosidade, a herança genética, fatores hormonais, excesso de sol, estresse e uma dieta rica em alimentos com alto teor de gordura contribuem para o aspecto.

  • É mito: você com certeza já deve ter ouvido que pele oleosa não precisa de hidratação, mas esta informação está incorretíssima. Para um bom resultado e uma oleosidade controlada, invista em produtos específicos para o seu tipo de pele.

Pele mista

Por fim, a pele mista é a mais comum – inclusive é a minha. Sua principal característica é a oleosidade excessiva na zona T (testa, nariz e queixo) do rosto. Além disso, também é comum observarmos poros dilatados nesta mesma região.

Sobre as outras partes do rosto, as características da pele normal ou seca predominam. E, devido a essa diferença, ela necessita de cuidados especiais para cada região da face.

Ouça Like Magazine no Spotify!

Yasmin Mallmann

Graduanda em jornalismo na Universidade Feevale. Escreve sobre tendências de unhas, maquiagem e cabelo na Like Magazine. Atua na área da comunicação desde 2022, com experiência em agência de publicidade e redação diária. Ama maquiagem, ir ao cinema e ler livros de romance e de época. E claro, ouvir e falar sobre Taylor Swift.
Fale comigo em: yasmin.mallmann@gruposinos.com.br

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *