Escolher a franja ideal envolve uma série de fatores: formato do rosto, densidade do cabelo e curvatura do fio são apenas alguns deles. Não à toa, ela representa uma grande mudança, que precisa ser bem definida e planejada. Por isso, compilamos um guia com três estilos diferentes e te contamos tudo que você precisa saber sobre elas.
Franja cortininha
A curtain bangs, também conhecida como franja cortininha, é ideal para o formato de rosto coração. O modelo escolhido suaviza os traços e proporciona harmonia. Neste formato, é preciso se atentar à direção de nascimento dos fios, que podem trilhar novos rumos e seguir um caminho próprio.
- Cadastre seu e-mail para receber os conteúdos da Like Magazine!
Versão rala e desfiada
O estilo ralo, com poucos fios, se assemelha à proposta da franja repicada, que cria dimensões diferentes. Na prática, os resultados também são semelhantes e trabalham de maneira parecida.
Fios ralos e desfiados potencializam um visual leve e jovial. Por isso, para quem quer uma estética mais madura, a melhor opção é aderir a esses estilos de franja se você tem um rosto quadrado e, principalmente, angulado — com traços firmes e marcantes. Assim, os dois elementos geram equilíbrio.
Em pessoas com formato retangular , a franja repicada longa ajuda a equilibrar a proporção entre os terços do rosto.
Reta e clássica
A principal característica da franja reta é, justamente, o traço certo que marca seu corte. Ela é posicionada acima das sobrancelhas, mas tem uma versão um pouco mais longa, que destacamos abaixo.
O modelo selecionado rejuvenesce, mas um receio popular conectado à versão é de deixar o visual com aspecto infantil. Os melhores formatos para adaptar a franja reta são o oval e o diamante.