Você não está sozinha: o receio em relação às franjas é algo bem comum. Além de representar uma mudança grande nos cabelos, ela ganha um quê a mais de complexidade: não pode ser revertida em caso de arrependimento. É verdade que há como adaptar o corte até que ele retome o comprimento desejado, mas isso demanda tempo, paciência e alguns truques. Entre os medos que partem dessa transformação, um deles está conectado à como finalizar a franja. Por isso, reuni algumas dicas e explico o passo a passo a seguir.
Siga @likemagazinebr no Instagram!
Antes de seguir para os tutoriais, alguns recados são bem importantes. Primeiro: sim, você vai ter que finalizar sempre, se quiser o resultado de salão. É fundamental entender que a franja não ganha movimento, leveza e alinhamento sem esforço. No entanto, finalizar não é uma obrigação! Assumir os fios naturais, abraçar o frizz e não dedicar horas ao dedoliss, por exemplo, são ações que tem ganhado força nos últimos meses em redes como TikTok e Instagram.
Em segundo lugar, ou você precisará de coragem e destreza — para cortar sozinha — ou de idas frequentes ao cabeleireiro. A franja cresce e, com isso, perde a forma idealizada e ganha um comprimento que pode incomodar os olhos, por exemplo.
E o terceiro ponto — e talvez o mais importante — está relacionado justamente à finalização. Os tutoriais a seguir envolvem fontes de calor, técnicas a serem usadas diariamente e produtos específicos. Tudo isso pode, com o tempo, causar danos aos fios. Então, é importante que essa etapa seja apenas um dos momentos dedicados ao seu cabelo. Idealizar um cronograma capilar e colocá-lo em prática é fundamental, ok?
Agora, aprenda a seguir como finalizar a franja em três tutoriais!
Tutorial 1: modelando as laterais
O primeiro truque ensinado por Livia Matuti é de lavar apenas a franja. Reúna os fios e lave na pia ou durante o banho sempre que quiser seguir esse tutorial — e aqueles que pedem por cabelos molhados.
Nesse passo a passo, Livia seca os fios com o secador e escova a parte central da franja. Nas laterais, que são mais longas, o truque é modelar com a chapinha.
Ah, uma dica: evite o contato do secador com os fios e com a escova! Além disso, a recomendação é sempre secar de cima para baixo — exceto nos casos em que o tutorial orientar de maneira diferente, combinado?
Além da chapinha, vale também escovar as laterais, cuidando sempre a direção escolhida, assim como proposto por Kamy. Na parte central, tudo depende do efeito desejado. Quanto mais leveza, mais os fios terão aspecto natural.
Tutorial 2: com auxílio do bob
Uma alternativa bem clássica para finalizar é com um bob, como ensina o cabeleireiro Dougllas Dias. Esse passo a passo requer mais de uma tentativa, para definir o tempo necessário de permanência com o item, ok?
Tutorial 3: para franjas cacheadas
Também temos dicas para as cacheadas! Primeiro, vale umedecer os fios e aplicar um produto em creme, assim como no vídeo publicado por Tutulip. Pode ser um finalizador tradicional ou um ativador de cachos, que vai garantir que seus fios fiquem no lugar. Aplique pouco produto, de maneira condizente com a quantidade de fios.
Depois, você pode optar pelo dedoliss e finalizar cacho por cacho. No final, um produto como uma geleia ou gel vai ajudar a dar durabilidade. A dica é se atentar para não pesar na quantidade de aplicação, para não ressecar as madeixas.
Agora que você já sabe como finalizar a franja, vamos ao que você não pode fazer de maneira alguma: usar de maneira imprudente a chapinha! Uma regra precisa estar bem clara e ela diz que você precisa de intencionalidade na sua franja. Nunca faça movimentos indiscriminados — ou por tempo superior ao recomendado — com fontes de calor. A longo prazo, isso evitará danos ao cabelo.