Beleza

Como evitar a oleosidade da pele no verão? Veja 5 dicas

Embora ainda estejamos na primavera, as altas temperaturas do verão já estão entre nós. Durante a estação mais quente do ano, muitas pessoas enfrentam um desafio comum: controlar a oleosidade excessiva da pele e prevenir o surgimento de acne. Afinal, essa época traz fatores que podem piorar os dois quadros. Pensando nisso, reunimos algumas dicas de como evitar a oleosidade da pele no verão e o surgimento de acne.

Um dos problemas mais conhecidos e frequentes é a acne solar, que são lesões de acne causadas pela combinação do excesso de oleosidades, suor, uso inadequado de cosméticos e a radiação solar. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), essa condição surge quando os poros se bloqueiam, acumulando impurezas e provocando inflamações na pele.

Mulher de pele branca, com regata, cabelo escuro preso e pele radiante
Katie Thompson

Nesse sentido, para evitar a oleosidade excessiva e a acne durante os meses de calor, é essencial seguir uma rotina de cuidados específica para a temperatura. A seguir, confira algumas dicas da médica dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Dra. Daniela Pimentel, para manter a pele saudável durante o verão.

Dicas de como evitar a oleosidade da pele nas temperaturas mais quentes:

Limpe o rosto

“Lavar o rosto duas vezes ao dia com um sabonete específico para pele oleosa ou acneica é fundamental para controlar a oleosidade, principalmente no verão. Esse hábito remove o excesso de sebo, sujeiras e impurezas acumuladas ao longo do dia”, explica a médica.

Mas cuide, pois lavar o rosto em excesso pode provar o efeito rebote, onde a pele, para compensar a perda de sua barreira natural, produz ainda mais óleo.

Evite maquiagem pesada

“No verão, a pele precisa de cuidados especiais, o que inclui a escolha da maquiagem. Prefira maquiagens leves, oil-free e não comedogênicas. Essas opções permitem que a pele respire e reduzem a obstrução dos poros. E, ao final do dia, é essencial usar um demaquilante adequado, que remove os resíduos e previne irritações e acne”, indica Pimentel.

Mulher de pele preta, com cabelo escuro trançado mãos no rosto
Reprodução/Pinterest

Não esqueça da hidratação

Muitos ainda acreditam que a pele oleosa não precisa de hidratação, mas isso não passa de um mito. Na realidade, uma hidratação adequada ajuda a equilibrar a produção de óleo e a manter a pele saudável. Sendo assim, invista em produtos que não irão pesar a pele mas sim hidratar de maneira equilibrada.

Evite tocar o rosto

Segundo a especialista, o hábito de tocar o rosto acaba transferindo sujeira, óleo e bactérias das mãos para a pele, o que pode acabar agravando ainda mais o quadro de oleosidade e acne. Sendo assim, sempre que for tocar o rosto, limpe as mãos, com água e sabão ou álcool em gel.

Beba água

Por fim, assim como a hidratação externa é essencial a interior também é. Então não esqueça de beber a a sua quantidade de água adequada por dia.

Yasmin Mallmann

Graduanda em jornalismo na Universidade Feevale. Escreve sobre beleza, especificamente unhas e maquiagem na Like Magazine. Atua na área da comunicação desde 2022, com experiência em agência de publicidade e redação diária. Além de repórter no digital, produz conteúdo para o impresso. Ama maquiagem, ir ao cinema e ler livros de romance e de época. E claro, ouvir e falar sobre Taylor Swift.
Fale comigo em: yasmin.mallmann@gruposinos.com.br

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *