Beleza

Como escolher entre o tonalizante e a tintura de cabelo?

Publicado em: 12/09/2024 15:40
Última atualização: 12/09/2024 15:40

Escolher entre o tonalizante e a tintura de cabelo não tem uma resposta única. A decisão depende da situação atual dos fios e do desejo por trás do tingimento. Confira a seguir o guia que preparamos com algumas dicas e dúvidas bem comuns sobre o assunto.

Em geral, a formulação do tonalizante é menos agressiva, mas a duração é menor em relação à tintura, que cobre melhor e por mais tempo. Por isso, quem dita a escolha é o objetivo por trás do tingimento. Se você tem histórico de química nos fios, a melhor saída é conversar com o cabeleireiro que irá realizar o procedimento. Assim, você evita danos às madeixas.

O que é o tonalizante e quando usar?

O tonalizante é ideal para os casos em que o objetivo é realçar a cor natural ou neutralizar as mechas. O produto soluciona as demandas de quem deseja uma mudança leve, como cobrir alguns fios grisalhos ou retocar o clareamento. A durabilidade é baixa, com tempo médio de seis semanas — algo em torno de 24 lavagens, mas algumas marcas oferecem opções para até oito. A fórmula não contém amônia na composição e normalmente recebe aditivos que beneficiam o cabelo. Em geral, é compatível com a maioria das químicas — mas, como falamos, converse com o cabeleireiro nesse caso e leia o rótulo com atenção!

Quando usar a tintura?

A formulação da tintura contém amônia, o que confere a ela durabilidade prolongada e maior cobertura. A cor segue o processo natural de desbotamento, mas não some a partir das lavagens. O dano ao fio é mais intenso e, por isso, exige mais cuidado. A composição não é compatível com certos tipos de química, por isso, converse com seu cabeleireiro sobre o assunto.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Categorias Beleza
Matérias Relacionadas