Beleza

Cabelo curto com balayage: 9 inspirações para quem quer iluminar os fios

A técnica balayage, do francês varredura, é um estilo de iluminação à mão livre que é tendência em 2024. O termo representa bem a proposta, clareando através do pincel que varre os fios. O design é delicado, sofisticado e traz, tradicionalmente, um tom mais próximo do natural.

Ao contrário das luzes tradicionais, que contam com auxílio do papel alumínio, as mechas são apenas separadas e secam livremente. A largura da área utilizada para a técnica também difere e a sutileza é a palavra que define a balayage.

Para os cabelos curtos, a opção garante uma transição mais sofisticada — com o cuidado de partir de um tom próximo ao natural. Neste comprimento, o segredo é encontrar o ponto certo para iniciar a técnica, já que a tendência é que ela não invada a proximidade da raiz. Em geral, a dica de clarear até dois tons tende a funcionar bem, mas nada substitui uma conversa honesta com o profissional selecionado.

O momento ideal para o retoque depende do ponto de início da balayage e do crescimento do cabelo. A manutenção é baixa, mas o intervalo padrão é de, em média, quatro meses.

Evitar o desbotamento é fundamental para que o resultado permaneça elegante e com naturalidade. Por isso, reforçar as três etapas do cronograma capilar é importante — elas incluem hidratação, nutrição e reconstrução. Um óleo reparador para as pontas evita o efeito espigado do fio.

A proteção térmica e solar também impacta na aparência da balayage. Então, evite exposição ao sol, ao cloro e à água quente e não use fontes de calor em excesso ou com altas temperaturas. O matizador não é indicado em todos os casos, por isso, não dispense a conversa com o cabeleireiro sobre o produto.

9 inspirações com a técnica balayage em cabelos curtos

Amanda Bernardo

Graduanda de jornalismo da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Cobre eventos e novidades de beleza, com foco em tendências e lançamentos de cabelo. Tem experiência em cobertura de feiras sobre decoração, como CASACOR e Mostra Glass. Além de repórter no digital, integra a produção do programa de rádio Like 103.3, do impresso e das redes sociais. Apaixonada pela escrita e por séries, livros e filmes de comédia romântica.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *