O cabelo com porosidade assusta e, por isso, vamos desvendar juntas como identificar, quais são os causadores e o mais importante: a maneira de resolver o problema!
Ela é uma deficiência capilar externa — ou seja, relacionada à última camada, da cutícula. A aparência é áspera e se dá devido à perda de células cuticulares. Por conta da estrutura do fio poroso, ele apresenta mais canais de absorção para os produtos. Ao mesmo tempo, a capacidade de retenção é baixa. Na prática, o resultado é um cabelo com frizz, áspero, com baixa elasticidade e sem aspecto de brilho.
São três os níveis de porosidade: baixa, média e alta. Quando o nível está abaixo do ideal, o fio impede a entrada de ativos. Enquanto isso, a alta porosidade apresenta cutículas abertas — recebendo muito, mas segurando pouco. O cabelo está no melhor estágio quando atinge o nível médio, com equilíbrio entre absorver e reter ativos.
Por que a porosidade aparece?
São muitos os fatores que podem levar a isso. Procedimentos químicos, uso de fontes de calor em excesso e exposições em excesso ao sol e à água do mar, por exemplo.
Leia mais
Como saber se o cabelo está poroso?
Os fios porosos apresentam algumas características: presença de pontas duplas, baixa elasticidade, descamação e alteração na textura. Além disso, é fundamental analisar o histórico de tratamentos.
Teste da água
Uma maneira bem popular de avaliar a porosidade do cabelo é através do teste da água. O passo a passo é bem simples: em um copo transparente com água filtrada, você adiciona alguns fios de cabelo limpos.
São três as possibilidades: se o fio flutuar, o cabelo tem baixa porosidade; se ficar no meio, tem média; e, por fim, se chegar ao fundo do copo, o nível é alto.
Ainda que seja popular, o teste não tem comprovação científica de indicar as reais necessidades do cabelo. No entanto, nada impede que você o complemente com a análise anterior.
Como recuperar o cabelo poroso?
Tudo depende do nível de porosidade atual! Para cabelos com baixa porosidade, a etapa de hidratação é fundamental e o ideal é encontrar produtos que ajudem a repor proteínas.
Para aqueles que tem porosidade média, o nível ideal, o indicado é manter a rotina capilar, identificando diferentes fatores do cabelo, como elasticidade, ressecamento ou oleosidade. Em cabelos de alta porosidade, repor a massa capilar é fundamental. Por isso, a etapa de reconstrução é a mais indicada.
Outras dicas importantes
- Utilize o protetor térmico sempre que for usar uma fonte de calor, combinado?
- Proteja os fios de fatores externos, como sol, água do mar e água da piscina.
- Talvez não seja o melhor momento para investir em tinturas e procedimentos de alisamento, por exemplo.