Beleza

Alongamento de cílios é seguro? Saiba tudo sobre o procedimento

O alongamento de cílios é um procedimento que está ficando cada vez mais comum entre as mulheres, mas será que é seguro?

Publicado em: 13/10/2024 08:36

O alongamento de cílios é um procedimento que está ficando cada vez mais comum entre as mulheres, afinal ele proporciona volume e comprimento sem a necessidade de rímel. No entanto, além dos benefícios é importante considerar também os cuidados, os riscos envolvidos e os impactos aos cílios naturais.

Tudo o que você precisa saber sobre alongamento de cílios

De acordo com a dermatologista e secretária científica da Sociedade Brasileira de Dermatologia - Secção RS (SBD-RS), Cíntia Pessin, existem duas maneiras principais de alongar os cílios sem o uso de maquiagem. "O procedimento pode ser feito pela colagem de fios sintéticos sobre os naturais ou pelo uso de produtos que estimulam o crescimento natural dos fios", explica.

Além disso, Cíntia conta que a segunda forma mais difundida para aumentar os cílios é fazer o uso domiciliar de colírios para tratamento de glaucoma. "O efeito colateral muito comum desses colírios é o crescimento dos cílios, o que levou ao uso estético da medicação", pontua.

Quais são os riscos do alongamento de cílios?

Primeiramente vamos falar sobre a técnica mais comum: a colagem de fios sintéticos! Segundo a especialista, esse procedimento pode ocasionar olhos vermelhos, conjuntivite alérgica, inflamações, traumatismos na conjuntiva, coceira, sensação de ardência e irritação por dermatite de contato. Em casos mais graves, podem ocorrer úlceras severas, derrame ocular e comprometimento da visão.

"Caso não seja adequadamente tratada, essa irritação pode provocar a perda dos cílios naturais. O uso prolongado da extensão de cílios geralmente provoca quebra dos cílios naturais, além de desalinhamento dos fios pelo peso constante dos cílios artificiais sobre os naturais", comenta Cíntia.

Tudo o que você precisa saber sobre alongamento de cílios

O outro método é o uso de colírios para crescimento dos cílios, que podem causar olheiras por hiperpigmentação. A dermatologista explica que o aumento da pigmentação da íris pode levar à alternação permanente da cor dos olhos e olheiras. Inclusive, esses são alguns dos efeitos de usar esse produto sem orientação médica.

Mas calma, nem todo mundo está propenso a ter estas complicações. "Indivíduos com doenças alérgicas, como rinite e dermatite atópica, ou oftalmológicas, além de pessoas que utilizam lentes de contato, apresentam maior risco", informa a especialista.

Por fim, se você sentir ou ver alguma alteração, procure um médico.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Categorias Beleza
Matérias Relacionadas