Beleza

Alongamento de cílios é seguro? Saiba tudo sobre o procedimento

O alongamento de cílios é um procedimento que está ficando cada vez mais comum entre as mulheres, afinal ele proporciona volume e comprimento sem a necessidade de rímel. No entanto, além dos benefícios é importante considerar também os cuidados, os riscos envolvidos e os impactos aos cílios naturais.

Mulher de pele preta com colar dourado, cabelo preso, blusa de alcinha e maquiagem com alongamento de cílios
Reprodução/Pinterest

De acordo com a dermatologista e secretária científica da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção RS (SBD-RS), Cíntia Pessin, existem duas maneiras principais de alongar os cílios sem o uso de maquiagem. “O procedimento pode ser feito pela colagem de fios sintéticos sobre os naturais ou pelo uso de produtos que estimulam o crescimento natural dos fios”, explica.

Além disso, Cíntia conta que a segunda forma mais difundida para aumentar os cílios é fazer o uso domiciliar de colírios para tratamento de glaucoma. “O efeito colateral muito comum desses colírios é o crescimento dos cílios, o que levou ao uso estético da medicação”, pontua.

Quais são os riscos do alongamento de cílios?

Primeiramente vamos falar sobre a técnica mais comum: a colagem de fios sintéticos! Segundo a especialista, esse procedimento pode ocasionar olhos vermelhos, conjuntivite alérgica, inflamações, traumatismos na conjuntiva, coceira, sensação de ardência e irritação por dermatite de contato. Em casos mais graves, podem ocorrer úlceras severas, derrame ocular e comprometimento da visão.

“Caso não seja adequadamente tratada, essa irritação pode provocar a perda dos cílios naturais. O uso prolongado da extensão de cílios geralmente provoca quebra dos cílios naturais, além de desalinhamento dos fios pelo peso constante dos cílios artificiais sobre os naturais”, comenta Cíntia.

Mulher de cabelo preto, maquiagem clean e alongamento de cílios
Reprodução/Pinterest

O outro método é o uso de colírios para crescimento dos cílios, que podem causar olheiras por hiperpigmentação. A dermatologista explica que o aumento da pigmentação da íris pode levar à alternação permanente da cor dos olhos e olheiras. Inclusive, esses são alguns dos efeitos de usar esse produto sem orientação médica.

Mas calma, nem todo mundo está propenso a ter estas complicações. “Indivíduos com doenças alérgicas, como rinite e dermatite atópica, ou oftalmológicas, além de pessoas que utilizam lentes de contato, apresentam maior risco”, informa a especialista.

Por fim, se você sentir ou ver alguma alteração, procure um médico.

Yasmin Mallmann

Graduanda em jornalismo na Universidade Feevale. Escreve sobre beleza, especificamente unhas e maquiagem na Like Magazine. Atua na área da comunicação desde 2022, com experiência em agência de publicidade e redação diária. Além de repórter no digital, produz conteúdo para o impresso. Ama maquiagem, ir ao cinema e ler livros de romance e de época. E claro, ouvir e falar sobre Taylor Swift.
Fale comigo em: yasmin.mallmann@gruposinos.com.br

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *