Entre os diversos rituais de beleza que existem, estar com a manicure em dia com certeza é uma paixão universal. No entanto, além do corte, tratamento e esmaltação, existe um item um tanto quanto polêmico: as cutículas. Enquanto uns defendem que ela deve ser retirada, outros explicam que não. Para te ajudar e indicar o melhor caminho, montamos um guia de como cuidar das cutículas.
O que são as cutículas?
- Cadastre seu e-mail para receber os conteúdos da Like Magazine.
Primeiramente, é preciso que você entenda o que é essa parte do corpo. A cutícula é uma camada de pele que protege as unhas contra a entrada de sujeiras, fungos e bactérias. Nesse sentido, podemos dizer que a sua função é proteger.
“A nossa cultura de embelezar as unhas causa prejuízos tanto a saúde da unha quanto do corpo em geral, porque as unhas são uma porta de entrada para infecções por fungos e bactérias”, explica a dermatologista Carla Bortoloto.
As cutículas precisam ser tiradas ou não?
A manicure Emília Moldovan, do Espaço Juliana Paes Niterói, tem uma opinião contrária a retirada da cutícula. “Uma boa opção é a tesoura própria para cutículas, que não retira tão fundo. Não precisa remover tudo para ter um bom acabamento”, comenta a profissional. Em síntese, podemos dizer que o correto é fazer uma limpeza mais ‘superficial’, sem cavar demais.
Para que você não precise retirá-las totalmente, é preciso que elas estejam bem hidratadas, o que também fará com que elas não fiquem soltando ‘pelinhas’. “Há hidratantes próprios para cutículas e também para as mãos, que funcionam bem se usados uma vez por dia, e os preços são acessíveis. Se você não consegue tempo para isso, faça uma massagem com hidratante uma vez por semana, sempre antes de ir ao salão de beleza”, diz a manicure Tania de Sá, do salão Maria Beleza.
Além disso, também existem óleos para a região, que garantem hidratação e nutrição.
- Ouça o episódio mais recente do podcast da Like Magazine no Spotify!