Com certeza você já deve ter ouvido falar sobre o ácido glicólico, mas você sabe realmente o que é e para que serve este ativo? Para te ajudar a entender melhor sobre esse passo da skincare, montamos um guia para você tirar todas as dúvidas.
O que é ácido glicólico?
- Cadastre seu e-mail para receber os conteúdos da Like Magazine.
“O ácido glicólico é um alfa-hidroxiácido (AHA) derivado da cana-de-açúcar, amplamente utilizado na dermatologia devido à sua capacidade de esfoliar a pele e estimular a renovação celular”, explica a dermatologista Ana Lúcia Junqueira.
Por ser uma das menores moléculas entre os AHAs, o ativo tem a capacidade de penetrar profundamente na pele, ajudando a remover células mortas e promovendo uma pele mais lisa, uniforme e brilhante.
Para que serve o ácido?
Segundo a especialista, o ativo é eficaz no tratamento de diversas condições dermatológicas, como hiperpigmentação, acne, linhas finas e rugas, por exemplo. “Estudos sugerem que o ácido glicólico também pode ajudar a aumentar a produção de colágeno, promovendo firmeza e elasticidade da pele”, complementa.
Como usar o ácido glicólico no dia a dia?
“Para iniciantes, o ideal é começar com uma concentração baixa de ácido glicólico, geralmente entre 5% e 10%, uma ou duas vezes por semana à noite”, recomenda Ana Lúcia. “Isso permite que a pele se adapte ao ativo, minimizando possíveis irritações, como vermelhidão, descamação e ressecamento.”
- Lembre-se: é sempre muito importante consultar um dermatologista para saber a frequência e qual concentração usar. Afinal esses pontos variam de acordo com o tipo de pele e histórico de sensibilidade.
Sobre quantas vezes usar o ativo por semana, a profissional conta que depende do tipo e tolerância da pele de casa pessoa. “No geral, pessoas com pele sensível devem utilizá-lo com menor frequência, enquanto aquelas com pele mais espessa ou resistente podem usar com mais regularidade.”
Além disso, a aplicação diária só é recomendada para pacientes cuja pele já está bem acostumada com o produto, o que ocorre após algumas semanas de uso gradual.
Quem pode usar o ácido glicólico?
O ativo é recomendado para todos? A profissional explica que pessoas com a pele sensível, rosácea ou dermatite ativa devem evitar o uso sem recomendação médica, pois o produto pode acabar agravando essas condições.
- Produtos com alta concentração de ácido glicólico devem ser evitados durante a gravidez e amamentação.
Por fim, é importante salientar que o uso do componente acaba aumentando a sensibilidade da pele ao sol, então o uso de um protetor solar com alto fator de proteção é indispensável.
- Ouça o episódio mais recente do podcast da Like Magazine no Spotify!