Beleza

11 inspirações para quem cansou de finalizar o cabelo diariamente

Gastos com produtos, um sentimento de desconforto quando os fios não estão perfeitamente no lugar — com base em quê? —, horas de finalização todo mês e uma busca constante por um método definitivo que vai acomodar o cacho: essa é uma realidade ainda bem comum para onduladas, cacheadas e crespas que acreditam que sempre precisam finalizar o cabelo.

Somos ensinadas que o frizz é péssimo e que a falta de texturização é um problema, no entanto, isso não precisa ser assim. A etapa de transição capilar traz a aceitação da curvatura natural — e ainda bem! —, mas costuma ser substituída por uma lista de produtos e métodos que vão diminuir o volume e enquadrar o cacho em um uma caixinha. E sempre vale lembrar que tudo bem desde que essa seja a sua escolha. Porém, se você busca uma rotina de cuidados mais curta e um visual mais natural, as inspirações a seguir podem ajudar.

11 inspirações para quem cansou de finalizar o cabelo diariamente

Aceitar a naturalidade do cabelo ondulado, cacheado e crespo traz mais praticidade à rotina e diminui a listinha de produtos necessários. Em casa, as etapas se voltam aos cuidados ligados à hidratação, nutrição e reconstrução, dispensando produtos finalizadores ou voltados ao day after.

A dica, no entanto, é manter os processos de umectação para que o fio não perca os óleos necessários para um aspecto de viço e saúde. Ou seja, mesmo que você dispense o ativador de cachos e o óleo finalizador, vale programar um momento para nutrir as madeixas.

No TikTok, Mama said, cantada por Lukas Graham, tem impulsionado diversas pessoas a abraçarem os fios naturais e com frizz. E as referências não poderiam ser melhores: Julia Roberts e Sarah Jessica Parker. Na década de 1990, o cabelo das atrizes era protagonista em visuais que carregam praticidade, estilo e elegância.

Penteados com frizz sim!

Mais recentemente, o movimento tomou força no Met Gala, com celebridades assumindo os fios com frizz. Jennifer Lopez foi um dos nomes a aparecer com um penteado despretensioso, sem a finalização clássica com aspecto de gel.

Amanda Bernardo

Jornalista formada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Cobre eventos e novidades de beleza, com foco em tendências e lançamentos de cabelo. Tem experiência em cobertura de feiras sobre decoração, como CASACOR e Mostra Glass. Além de repórter no digital, integra a produção do programa de rádio Like 103.3 e do impresso. Apaixonada pela escrita e por séries, livros e filmes de comédia romântica.

Você também pode gostar...

4 comentários

  1. Quesia diz:

    Acho interessante que por mais que os cabelos crespos sejam citados, as imagens dominantes são de cacheadas/onduladas. Nunca me identifico, pois nunca vejo um cabelo como o meu. Finalização se tornou um novo calvário pra mim, em substituição a escovar e pranchas. Muito mais trabalhoso!

    1. Oi Quesia, tudo bem por aí? Poxa, é verdade! Inicialmente, selecionei cinco pessoas apenas, mas nossa gama de curvaturas é ampla e não estava contemplando tantas realidades. Por isso, adicionei novas opções crespas, com cabelos curtos, longos, iluminados e naturais e espero que elas sejam inspiradoras para ti. A escolha da finalização é bem pessoal e precisamos adaptá-la não só ao nosso gosto, mas ao nosso tempo também. É trabalhoso encontrar o caminho ideal e esperamos que você descubra um que faça sentido para a sua rotina! Qualquer ajuda que precisar, estamos por aqui, beijos!

  2. Eu acredito que não é necessário fazer penteados difíceis todos os dias, isso com o tempo vai prejudicando o cabelo se não lavado corretamente apra tirar todo creme, é triste ver essas influências para as mulheres cacheadas, na realidade ninguém acha tão bonito um cablo cacheado sem finalizar, deviamos normalizar isso

    1. Oi Uriel, tudo bem? Por aqui, concordamos muito com essa ideia também! O cabelo não precisa ser finalizado para estar bonito e os penteados, muitas vezes, podem prejudicar a saúde capilar. Com o tempo, esperamos conseguir normalizar isso. Abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *