Uma das versões mais populares de corte para o cabelo crespo é a opção em camadas, que dá forma e privilegia o volume dos fios. Ainda que seja um clássico, é preciso lembrar que essa não é a única alternativa — principalmente quando pensamos em transição capilar.
A adaptação à curvatura natural e o adeus às químicas de alisamento estão cada vez mais populares — e ainda bem! —, mas muitas mulheres ainda sentem receio de vivenciar o processo. A percepção de que o cabelo crespo demora mais para crescer e a convivência com duas texturas distintas afasta uma parcela do público.
Por isso, hoje selecionei três opções para te inspirar a aderir ao big chop — corte que remove a última parte dos fios com outra curvatura — ou, se ainda não for a hora, incentivar a aguardar o momento definitivo e aderir a um novo visual.
Quais os tipos de cabelo crespo?
Antes de mais nada, é importante entendermos bem as características e os cuidados necessários quando pensamos nos crespos. São três os tipos de curvatura possíveis: 4A, 4B e 4C. Ah, vale o lembrete: nem sempre o cabelo terá apenas uma delas, ok?
A primeira, 4A, é a versão com cachos mais fechados e definidos e se aproxima dos fios cacheados. No segundo caso, 4B, o cabelo tem curvatura mais estreita. Por fim, com madeixas 4C, o efeito compacto e de encolhimento é mais perceptível e não temos cachos definidos.
Como cuidar do cabelo crespo?
Em relação ao cuidado, o cabelo crespo é naturalmente mais ressecado e fino que as demais curvaturas. Para evitar problemas como a porosidade, então, é preciso focar nas etapas de hidratação e nutrição. Caso os fios porosos sejam uma realidade, a melhor saída é pensar em um cronograma completo, que reforce a etapa de reconstrução.
- Quer seguir com a Like Magazine no Spotify? Então, ouça o podcast Like 103.3!
3 cortes de cabelo crespo para 2024
Particularmente, sou da opinião de que todo mundo deve aderir ao pixie uma vez na vida. Chamado por muito tempo de corte joãozinho, a opção é revigorante, prática tem um astral único — algo potencializado pelo tom escolhido por Yolande Macon.
O único cuidado, nesse caso, é em relação ao crescimento. Não, o cabelo crespo não demora mais para crescer. No entanto, devido ao fator encolhimento, a percepção em relação à demora é um pouco diferente.
- Cadastre seu e-mail para receber os conteúdos da Like Magazine!
Yolande retorna como inspiração, agora, para falarmos sobre o corte bixie. O cabelo nada mais é do que a mistura entre o bob e o pixie, devido ao comprimento intermediário.
Se você quer elegância, esse é o corte ideal. No dia a dia, o pente garfo será seu melhor aliado para dar formato e volume aos fios.
Quem nunca desejou uma franja, que atire a primeira pedra. Nos cabelos crespos, dois modelos se sobressaem como boas opções: cortininha e longa. A versão com fios levemente irregulares traz uma estética divertida, moderna e casual.