Se você acreditava que a única finalização ou texturização possível no seu cabelo ondulado ou cacheado era o dedoliss, se enganou. A gama de opções é ampla e vai de processos simples e quase automáticos aos rebuscados, que demandam um período maior de dedicação.
Qual a melhor? Depende! A decisão é individual e é preciso ponderar o efeito desejado em relação ao tempo envolvido na tarefa. Para te ajudar, então, selecionamos sete formatos para considerar se você busca definir o cabelo.
Siga @likemagazinebr para mais dicas de beleza e moda!
Por que abandonar o dedoliss?
A texturização feita com as mãos, enrolando mecha a mecha, é uma das mais populares. E duas versões são as mais conhecidas: o dedoliss, que enrola com um dedo cada mecha, e a tesourinha, que utiliza dois dedos no processo.
O resultado é um cabelo definido, mas a técnica tem uma lista consistente de “contras”. O problema inicial é forjar um cacho que não estava ali, o que pode prejudicar a estrutura natural de curvatura — com o tempo, é provável que se torne mais difícil definir naturalmente o cabelo. Além disso, esse processo tende a causar quebra capilar.
Newsletter: cadastre seu e-mail para receber os conteúdos da Like Magazine!
Rake and shake
O passo a passo é simples: primeiro, aplique o finalizador escolhido. Depois, separe uma pequena mecha, passe a escova, segure entre os dedos e balance. Em seguida, repita em todo cabelo. O resultado é uma finalização com menos fator encolhimento.
Plopping
A técnica consiste em enrolar os fios em um tecido de algodão, seguindo um passo a passo específico — a seguir, você confere um tutorial. O tempo indicado varia e é justamente esse o ponto que exige cuidado: manter os fios em um local úmido e fechado pode causar problemas no futuro.
A dermatite seborreica, por exemplo, tende a se intensificar em ambientes com excesso de umidade. Além disso, o atrito e a tração do material, se apertado, causam danos à estrutura capilar. Por isso, o tempo máximo é de 10 minutos, sem forçar os fios, ok?
Ouça o podcast da Like Magazine no seu Spotify!
Tecido de algodão
Essa técnica é semelhante ao truque anterior, mas é consideravelmente mais fácil: basta curvar a cabeça para frente e usar uma peça de algodão para amassar com delicadeza o cabelo. Antes, vale aplicar um produto modelador, que ajudará a trazer o resultado cacheado ou ondulado.
Fitagem
Nesta técnica, você deve aplicar o produto finalizador e passar a escova ou pente com cerdas espaçadas em cada mecha, separadamente. É possível variar a forma de escovar o fio, conforme o tutorial a seguir.
Deixa acontecer naturalmente
Você não precisa fazer uma finalização ou texturização sempre que for lavar os fios! Por isso, reservamos esta última indicação para te lembrar que tudo bem escovar o cabelo e seguir a vida. Aceitar a curvatura natural é uma maneira de valorizar o seu visual.