De várias cores, tipos e formas, as suculentas estão entre as plantas preferidas de muitas pessoas por demandar menos tempo e mais facilidade de cuidado do que outras espécies. Entre as vantagens de se ter uma suculenta em casa é que elas se adaptam facilmente a qualquer tipo de ambiente, seja interno ou externo. Também sobrevivem em espaços fechados, desde que recebam uma boa iluminação ainda que indireta.
Foto: Thiago Oliveira / Getty Images
Como preferem sol e luz direta, a indicação é que sejam colocadas em locais perto de janelas, varanda ou jardim, com bastante luminosidade. Para não errar nos cuidados com as suculentas, a Flores Online dá quatro importantes dicas. Confira:
1. Plantas que ficam muito tempo no sol necessitam de cálcio. Então, é possível adubá-las com a substância. A casca do ovo contém muito cálcio, podendo ser triturada no liquidificador e colocada em volta da suculenta ou enterrada no vaso.
2. Não é uma planta que necessite ser regada diariamente. Portanto, antes de regar, toque a terra com a ponta do dedo, se estiver úmida, não molhe. A própria folha da espécie já tem muita água!
3. Muitas pessoas regam as suculentas de forma incorreta, usando o pulverizador. Não jogue água em cima de suas folhas, pois isso pode causar fungos e consequentemente, o apodrecimento da planta. A melhor forma de regá-las é usar uma seringa ou regador de bico fino.
4. Para fazer novas mudas da suculenta, o processo é bem simples. Basta retirar as folhas de uma espécie e colocá-la superficialmente sob uma bandeja ou pote com areia umedecida. Nesse estágio de vida da planta ela pode ser pulverizada. Em algumas semanas nascerão as primeiras raízes e então é só repetir o processo, mas em um vaso com substrato. Transporte-a para o vaso, mas não a enterre. Apenas a apoie na terra e em breve a nova suculenta irá se desenvolver naturalmente. Essa técnica funciona para muitas espécies, não para todas. Algumas se reproduzem por batatinhas, por caules ou por divisão de touceira.