Com a chegada do frio, o organismo fica mais vulnerável, possibilitando o aparecimento de gripes e resfriados. Além de uma alimentação balanceada, rica em nutrientes, proteínas e vitaminas, a nutricionista Márcia Xavier afirma que ingerir chás caseiros pode contribuir para manter a imunidade alta. Mas não é qualquer chá. São eles: gengibre, alho, erva doce e guaco.
Rico em vitamina C e B6, o gengibre é um potente antioxidante, que inibe a ação dos radicais livres.
Com propriedades funcionais, rico em vitamina C, o chá de alho tem antioxidantes que defendem o organismo contra vírus e bactérias.
Por ter uma grande quantidade de vitamina C, mineral e ferro, o chá de erva doce ajuda a manter o sistema imunológico bem e saudável.
O chá de guaco tem grande potencial para aumentar a imunidade, com sua alta taxa de antioxidante, ação anti-inflamatória, vitaminas C e B.
Márcia ainda afirma que alguns sinais indicam a baixa imunidade. É preciso estar atento ao cansaço excessivo, doenças simples que se agravam, como gripes recorrentes, herpes labial, estomatite e amigdalite na boca, infecções respiratórias persistentes e constantes, queda de cabelo e unhas fracas. “A alimentação saudável contendo alimentos ricos de vitaminas e minerais, principalmente ricos em vitaminas C e do complexo B, são a melhor maneira de prevenir a baixa da imunidade”, pontua.