- Variedades -

Imóveis versáteis são tendência

18.03.2021 por Marcelo Kenne Vicente

Entre os novos direcionamentos, que surgem a cada ano no segmento de imóveis, aliar estética à funcionalidade e à versatilidade é prioridade hoje

Foto: Divulgação

O mercado imobiliário está em constante evolução e, desde o ano passado, quando a pandemia atingiu o mundo inteiro, surgiram algumas tendências que, tudo indica, chegaram para ficar. Como exemplos estão a preferência por mais áreas sociais nos condomínios e a utilização da residência como local de trabalho.

A Oliva Construções e Empreendimentos Imobiliários, que atua em São Leopoldo e Novo Hamburgo, tem considerado essas características em seus projetos mesmo antes da pandemia, segundo os diretores Marcelo Póvoas (área Comercial) e Eduardo Dal Ri Oliva Pinto (setor de Engenharia). Eles são a terceira geração da família na liderança da empresa. Eduardo e Marcelo são filhos de Flávio Oliva Pinto e Eunice Oliva Pinto, respectivamente, que, por sua vez, são filhos de Léo Oliva Pinto, antigo sócio-diretor.

Nesta entrevista, os dois diretores falam sobre o segmento de construção e como a Oliva trabalha para antecipar tendências. Além disso, esta reportagem destaca o protagonismo das mulheres, tanto como trabalhadoras como clientes do mercado imobiliário.

QUAL É O FOCO DE ATUAÇÃO DA EMPRESA?

Marcelo e Eduardo - Somos uma incorporadora com obras residenciais e comerciais de médio e alto padrões. Temos hoje projetos em andamento em São Leopoldo e Novo Hamburgo. São cinco empreendimentos em construção, movimentando mais de 150 empregos indiretos.

QUAIS SÃO OS ITENS QUE MAIS SE DESTACAM NOS PROJETOS DA INCORPORADORA?
Marcelo e Eduardo - Nossa empresa busca sempre oferecer ao mercado empreendimentos de médio e alto padrões as mais novas tecnologias construtivas e arquitetura moderna. As plantas refletem a intensa procura por melhor aproveitamento de espaços, valorizando as características do terreno e utilizando os mais novos e melhores materiais de acabamento. Priorizamos materiais das marcas mais reconhecidas do mercado. Usamos mantas acústicas e esquadrias de PVC e os projetos são pensados para aliar estética e funcionalidade. Naturalmente, nesse momento de pandemia, percebemos uma maior atenção do cliente com relação às opções de áreas sociais dos empreendimentos, tamanho de apartamento e disposição dos cômodos das unidades.

QUAIS SÃO AS TENDÊNCIAS PARA ESTE E OS PRÓXIMOS ANOS? A QUESTÃO DO HOME OFFICE SERÁ FORTE?
Marcelo
- Mesmo antes da pandemia se identificava a busca por parte dos clientes por empreendimentos com atenção ao reaproveitamento de materiais, espaços de lazer amplos, locais que possam realizar o home office, ter uma aula particular e até mesmo atender a um fornecedor. Essa tendência deve prosseguir. Nas obras da Oliva isso já vinha sendo pensado e proporcionado. Em nossos novos projetos, muitas novidades virão já tendo como base essas informações.
Eduardo - Visualizamos uma tendência duradoura no formato híbrido de trabalho remoto-presencial.
Isso tornará o espaço de escritório nas residências um diferencial bem valorizado. Estamos continuamente pesquisando e propondo inovações. Usamos nossa experiência para focar em espaços comuns com maior utilidade e aproveitamento.

E COMO SÃO PENSADAS AS ÁREAS SOCIAIS?
Marcelo e Eduardo - Cada empreendimento é pensado a determinado público. Realizamos pesquisas de mercado dentro e fora da nossa região e, após termos as informações agrupadas e refinadas, montamos o mix de áreas comuns que acreditamos atender às necessidades e características dos clientes.

QUAIS SÃO OS PROJETOS ATUAIS E QUAIS SÃO OS PENSADOS PARA O FUTURO?
Marcelo e Eduardo - Nesse momento, temos alguns no forno. No segundo semestre poderemos apresentar novidades ao mercado.


SOBRE A EMPRESA

A Oliva Construções e Empreendimentos Imobiliários, localizada na Rua Independência, em São Leopoldo, completou 80 anos de história em 2020. No início, o foco era na comercialização de materiais de construção e eletrodomésticos. Já em 1974 incluiu em seu negócio o mercado imobiliário e, no ano de 1991 – há 30 anos –, optou por atuar exclusivamente na construção civil. A Oliva tem comunicação direta com os corretores e imobiliárias por meio de sua área Comercial/Marketing. Também possui Certificação do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H).

Foto: Divulgação

Na foto acima, obra do Residencial Tênis Clube São Leopoldo, com previsão de conclusão de obras civis para dezembro deste ano.


AS MULHERES NO MERCADO IMOBILIÁRIO

Embora o mercado ainda seja dominado por homens, na Oliva Construções as mulheres têm protagonismo. Eunice Oliva Pinto, mãe de Marcelo e filha do sócio-diretor, Léo Oliva Pinto, continua na empresa com uma das diretoras, além de trabalhar na área jurídica. Fora Eunice, a incorporadora conta com cinco colaboradoras mulheres, nos setores de Engenharia, Administração e Segurança do Trabalho. A lista de profissionais parceiros para os projetos arquitetônicos é composta, em sua maioria, por mulheres. “Para a Oliva Construções, a presença da mulher é muito importante. Acreditamos na união entre homens e mulheres como um de nossos principais diferenciais competitivos. Em relação aos clientes, comercializamos bastante a mulheres e, nos casos de casais, a opinião delas é sempre relevante. Grande parte do público feminino é extremamente criterioso e exigente”, destacam Eduardo e Marcelo.

Publicidade
Publicidade
Publicidade