- Variedades -

Como limpar pincéis de maquiagem

12.07.2019 por Julia Lauxen

Amamos maquiagem e, para nós, os pincéis são praticamente uma coleção a parte: temos o de pó, de base, de blush, três tipos pra aplicar sombra e muitos outros. A maioria de nós usa maquiagem diariamente, o que deixa nossos pincéis cheios de resíduos de produtos. Esse resíduo, além de favorecer a criação de bactérias, fungos e outras coisas que podem causar problemas de pele, pode alterar o resultado da maquiagem. Acredite! 

Foto: Divulgação

O ideal é lavar a cada duas semanas os pincéis utilizados para aplicação de fórmulas cremosas e líquidas, como bases e corretivos. Esses produtos, por deixarem as cerdas úmidas, facilitam ainda mais o desenvolvimento de bactérias e fungos. Os pincéis utilizados para produtos em pó podem ser lavados a cada três semanas, mas tudo depende da frequência de uso. As esponjas absorvem muito do produto quando a usamos, então o melhor nesse caso é comprar uma nova a cada mês.

COMO LAVAR?

Foto: Divulgação

Existem muitas opções no mercado que podem ajudar na hora de limpar os pincéis: os sprays específicos para isso ou sabonetes e detergentes neutros. No caso dos sprays você precisa apenas aplicá-los nas cerdas do pincel e utilizar uma superfície texturizada para esfregar, liberando o produto residual. Quando falamos de soluções mais caseiras, como os sabonetes e detergentes líquidos, você pode misturá-los com água e depois imergir o pincel na solução. Da mesma forma que limpamos os pincéis com spray, precisamos de uma superfície texturizada para esfregá-los, até sair toda a sujeira.

Assim como produtos para limpar as cerdas, temos também acessórios para nos auxiliar nessa fricção. Existem opções de diversas marcas, que você encontra em lojas de produtos de beleza ou até em certas farmácias. Caso você não queira gastar com um acessório específico para isso, utilize a palma da sua mão ou a textura de algum objeto que tenha em casa.

Foto: Divulgação

Ao lavar os pincéis é importante ter cuidado para que a base das cerdas não seja molhada. Depois de terminar a limpeza, seque levemente com um pano absorvente e deixe-os no sol. Não volte a utilizá-los antes de estarem completamente secos.

Publicidade
Publicidade
Publicidade