- Turismo -

Destinos para cuidar do corpo e da mente

24.03.2021

A pandemia da Covid-19 provocou o isolamento social, a necessidade de adaptações e a busca da conexão consigo. Além da atenção redobrada com a saúde física, muitos passaram a cuidar mais da saúde mental, que é importante para se manter saudável por inteiro. Em estudo do Google de outubro de 2020, os termos meditação e mindfulness atingiram o recorde de busca dos últimos 16 anos. A seguir, confira algumas indicações de lugares tranquilos, longe de tecnologias e problemas do dia a dia.

Spa Tour Life - Montenegro/RS

Em um local rodeado por oito hectares de área preservada, aqui no Estado, a apenas 50 quilometros de distância de Porto Alegre, o Spa Médico Tour Life traz um conceito e proposta diferente em 26 anos de história. Os sócios, Dr. Victor Sorrentino e Dr. Édio Schaurich, se apresentam como especialistas em reprogramar a fisiologia do corpo. Por meio da medicina integrativa, equipamentos modernos e tratamentos personalizados com acompanhamento diário, conduzem seus clientes a melhor versão deles mesmos. É uma verdadeira Escola de Saúde para quem busca mudar seu estilo de vida e almeja uma longevidade saudável.

O protocolo inclui mais de 40 terapias, incluindo exames clínicos, avaliações físicas e psicológicas, palestras e aulas com profissionais especializados para adquirir o aprendizado necessário para manter corpo e mente saudáveis para uma vida plena. Entre as terapias estão a Caminhada dos Sentidos; Alongamento; Arteterapia; Vela Apache; Treinamento Funcional; Watsu; Meditação Orientada; Aula de Culinária. Tudo isso ocorre em meio a uma fauna e flora abundantes, com acomodações de extremo conforto e tecnologia, a fim de proporcionar um tratamento integral.

É possível respirar o ar puro, desconectar do meio externo e se conectar com a natureza e consigo, para se ouvir e entender suas necessidades. É uma imersão total, proporcionando a destoxificação, revitalização e introdução a novos hábitos. Após os cinco dias, renasce um corpo puro e leve, uma mente iluminada e feliz. Conheça mais em @spatourlife ou www.tourlife.com.br.

Dharma Shala - Paraty/RJ

Foto: Divulgação

Um recanto de belas cachoeiras e trilhas em meio à natureza exuberante. Assim pode ser descrita a Dharma Shala Pousada, localizada no Santuário Ecológico e Espiritual da Ecovilla Goura Vrindávana, entre as montanhas e o mar de Paraty, no Rio de Janeiro.

São 850 hectares, sendo grande parte composta por Mata Atlântica virgem, em um vale com muitas nascentes e quedas d'água, além de trilhas. Um local propício para quem busca elevação espiritual, fugir da rotina, ter conforto e momentos de paz em um ambiente de puro aconchego, simplicidade e rusticidade da floresta. A Dharma Shala foi idealizada, construída e é administrada pelo casal Acyutananda dasa (Antonio Carlos) e Krishna Priya devi dasi (Flavia), moradores da Ecovilla.

Foto: Divulgação

Com conceito tradicional da Índia, o termo Dharma Shala se caracteriza para hospedagem de quem procura um lugar de retiro, busca espiritual, introspecção e harmonia com a natureza, e na tradução literal significa “local de espiritualidade.” Durante a hospedagem o visitante pode experimentar meditação no templo, Seminários e Leitura das Escrituras Sagradas, retiros, yoga, terapias e relaxamentos, caminhadas ecológicas e cursos de Culinária Vegetariana e Indiana, Astrologia e Terapias Alternativas.


Arquitetura

 

Em estilo único e original, o projeto arquitetônico da Pousada Dharma Shala foi concebido seguindo os princípios básicos e diretrizes filosóficas do Vastu Shastra, antiga tradição da Índia. Toda a infraestrutura e a localização de cada instalação foi colocada em lugares específicos para aproveitamento das energias do local. Camas, sofás, assoalhos e batentes são todos feitos de forma artesanal no próprio local pelos residentes da Ecovilla, em madeira bruta. No total são 18 acomodações, algumas com vista para o mar.

Gastronomia

Foto: Divulgação

Com muitas cores e sabores, a cozinha da Dharma Shala é considerada um dos principais atrativos da pousada, por suas delícias da culinária rural no café da manhã, e pratos tradicionais da Índia no almoço como dahls (sopa de grãos), sabjis (mix de vegetais refogados), samossas (pastéis caseiros) e cachoris (bolinhos recheados). À noite é servida uma refeição mais leve como preparação para uma boa noite de sono. Veja mais das maravilhas do local em @dharmashala.

Ponto de Luz Centro de Realizao do Ser - Serra da Mantiqueira/SP

Em meio às montanhas da Serra da Mantiqueira, em São Paulo, há um lugar mágico capaz de renovar a paz espiritual das pessoas que buscam o Ponto de Luz – Centro de Realização do Ser. O local, que surgiu do projeto de dois amigos para o desenvolvimento da prática da meditação em contato com a natureza, hoje, 26 anos depois, ainda mantém sua essência e agregou outras possibilidades de experiências como terapias holísticas, vivências, oficinas, alimentação e ações culturais.

Para que o descanso e a conexão do corpo e mente sejam aproveitados da melhor forma, são mais de 45 técnicas oferecidas, sendo mais de 20 tipos de terapias individuais como Limpeza Energética, Reiki, Yoga Massagem, Compressas Terapêuticas e Massagem Ponto de Luz.

Para quem tem interesse em se integrar aos outros hóspedes, há as vivências, experiências coletivas orientadas por um terapeuta, elaboradas a partir de técnicas milenares (Yoga, Medicina Chinesa, Danças Circulares) e contemporâneas (Constelação Familiar e Meditação Ativa).

Descanso e conforto

Foto: Divulgação

As acomodações são aconchegantes, proporcionando ao visitante que se sinta confortável, como em sua casa, além de poder apreciar o silêncio, o canto dos pássaros e som de quedas d'água próximas. O espaço oferece diferentes modalidades de hospedagem, para apartamentos, quarto compartilhado e Suíte da Mata.

Nos três não há TV, telefone ou wi-fi, para que a pessoa realmente se desligue da rotina e conecte-se a si. Outra opção de hospedagem é o chalé, com cozinha equipada, acesso à internet, alguns com TV a cabo e lareira. Todas as hospedagens incluem alimentação completa: café da manhã, almoço, frutas à tarde e jantar.

Como forma de alcançar o equilíbrio e bem-estar, o Ponto de Luz acredita que uma alimentação saudável seja a ferramenta ideal para isso. Grande parte do que é servido no espaço é da própria horta local. Há vários tipos de pacotes, mais informações em @hotelpontodeluz. O Ponto de Luz fica na Estrada Sertãozinho, s/n.

Publicidade
Publicidade
Publicidade