Logo da Like Magazine
ASSINE | ANÚNCIE
  • Moda
  • Decoração
  • Gastronomia
  • Turismo
  • Variedades
  • Gente
  • Like Magazine
  • Moda
  • Decoração
  • Gastronomia
  • Turismo
  • Variedades
  • Gente
  • Sobre
  • Neste mês
  • Editorial
  • Edição Digital
  • Contato
  • Fale conosco
  • Anúncie
  • Assine
  • Aplicativos
  • Android
  • iOS

- Gente -

Bárbara Heck: a coragem de ser imperfeita

21.03.2022 por Adriana Sikora Barboza

Foto: JOAO COTTA

Espontânea, afetuosa e alegre, sem medo de falar o que pensa, assim é Bárbara Heck. A modelo e agora ex-BBB encanta a todos por onde passa — amigos e desconhecidos — não só pela beleza mas pela empatia e gentileza intrínsecas. Antes mesmo de ser alçada à superexposição de um programa como o Big Brother Brasil, a modelo já havia conquistado 228 mil seguidores (hoje já são 1,4 milhão) ao mostrar seu dia a dia com bom humor, sem se levar a sério.

O jeito simples e autêntico sempre foi uma marca registrada, segundo o pai, Sérgio Heck. “É muito querida, se preocupa com o próximo a todo momento. A ensinamos que a maior beleza vem de dentro e hoje ela é este ser humano encantador. Quando vieram as injustiças na mídia, doeu na gente”, explica ele, que foi surpreendido ao saber que Bá iria ao BBB 22. “Vamos ter uma conversinha pois eu soube por amigos”, brinca. A mãe, Jane Zinn, confirma a personalidade protetora da modelo e revela que, desde a inscrição, Bá já sabia que entraria na casa. “Ela mentaliza o que deseja, trabalha e conquista. Sempre foi assim”, vibra.

Determinação e foco são mesmo pontos fortes de Bá, mas ela quer ir além: se permitir experimentar mais e, se errar, não se cobrar tanto. “Nem sempre sabemos de tudo e tá tudo bem! Somos humanos. Um grande aprendizado tem sido a auto-aceitação”, define a ex-BBB que, conforme sua torcida, era forte
candidata à finalista. “Estou morta de orgulho dela! Ela tinha muito mais para mostrar!”, opina a amiga de infância, a cirurgiã-dentista Siluê Hoffmeister.

A seguir, leia a entrevista exclusiva que Bárbara deu à Like Magazine:

"O segredo é acreditar que se é capaz"

Foto: Fabio Rocha

Como surgiu a ideia de participar do BBB 22?

Bárbara Heck –
Muita gente sempre me falou que eu deveria ir por ser autêntica, que minhas redes sociais são muito divertidas. Outro fato é por eu ser competitiva. Nunca tive coragem de encarar pela exposição, são vários prós e contras. Vendo edições anteriores não achava que fosse agregar à minha carreira. Mas aí a partir do BBB 20 vi um novo programa, muito diferente, em que vi grande oportunidade de crescimento e que abriria muitas portas.


O que foi mais desafiador lá dentro?


Bárbara -
Dentro da casa o mais desafiador foi não ter tempo pra mim, sozinha, e não poder ter meus momentos. Sou sociável, mas preciso muito do meu tempo sozinha. Isso de respirar e curtir o dia sem precisar pensar no jogo o tempo inteiro.


E o que mais gostou, experiências únicas:

Bárbara - A prova de resistência foi inesquecível. Eu sabia que me doaria ao máximo e confiei muito em mim. Sentia uma dor maluca que ficava pequena diante da garra e vontade de ganhar a imunidade. Sem dúvidas o mais emocionante pra mim no jogo. Mostrou bem o que eu fui fazer lá, que era jogar, competir, dar tudo de mim nas provas. Além disso, acho que a experiência de soltar e abrir mão do controle também foi válida. Não escolhemos a hora de acordar e de dormir, o despertador é ensurdecedor, e à noite eles escolhem quando apagar as luzes. Eu tentava contar com possibilidades, mas é preciso estar aberta ao que vier. Não saber que horas são é angustiante. Frente a isso, me senti muito corajosa.


Do que/quem você sentiu mais saudade?


Bárbara –
Senti mais saudade do meu namorado (Rick Maia) porque ainda era um namoro muito recente (cinco meses) e estávamos grudados. Minhas amigas já estão acostumadas com a minha correria, ele ainda não.


O que gostaria de ter vivido e não deu 
tempo?

Bárbara -
Queria ter pego a liderança, ganhar mais provas e o líder, curtir o quarto. Assim teria mais tempo sozinha para me centrar e pensar melhor no jogo.


Se arrependeu de algo?


Bárbara -
De ter usado palavras erradas. Isso dói em mim, a culpa é o pior sentimento. Se eu pudesse apagar um momento, seria esse.


Chegou a levar o look especial para a final?


Bárbara -
Não cheguei a levar! Isso era algo que me angustiava... Até tentei encontrar um e não achei. Acabei pensando: lá eu me viro, seja o que Deus quiser, qualquer coisa uso outra roupa mesmo, não é o que importa!


Se ganhasse o prêmio, o que faria?

Bárbara – Eu investiria, sempre foi meu objetivo. Até considero a minha participação um investimento, independente de ganhar ou não. Foi um investimento em mim, na minha vida profissional.


Sua mãe diz que o que você se propõe a 
realizar, você consegue. Qual o segredo para atingir objetivos?

Bárbara –
Nem tudo, pois me propus a ganhar o BBB e não consegui (risos)! Mas com certeza farei o dinheiro desse prêmio aqui fora, não aceito menos que isso depois de ter me jogado nessa experiência. Acho que o segredo principal para atingir objetivos é acreditar que se é capaz.

Foto: Bruna Fonseca/Especial

Bá Heck ao lado da mãe (de branco) e de amiga da família

 

Os gaúchos se orgulharam ao ver você vencer a primeira prova de resistência de 12 horas. De onde vem a força física e mental?


Bárbara –
Vem do que sempre me propus na vida: ser muito determinada, em pequenas e grandes coisas. Tenho muita ambição. Meus valores, as coisas que acredito, minha superação, tudo me instiga a evoluir e melhorar. Ali era um desafio comigo mesma. Se tenho claro o objetivo em mente e sei o que fazer, vou até o fim. E tinha bem definido o meu porquê de querer vencer e qual resultado obteria.
Assim minha força física e mental brotou!


E também se emocionaram com 
o hino hamburguense. O que a cidade representa?

Bárbara -
Sei de cor o hino da minha cidade, sempre fui muito feliz em morar aqui, onde estão as pessoas que amo, minha família, meus amigos. Como não vou ter orgulho? Pra mim é isso que importa! Sempre valorizarei onde vivo.


Quais os maiores aprendizados com 
a vivência no BBB?

Bárbara –
Ainda estou colhendo aprendizados. Um deles é aceitar a minha imperfeição, o fracasso, e que às vezes farei coisas das quais posso me arrepender. Nem sempre sabemos de tudo, somos humanos. Acho que é o que mais me faz sofrer: sou minha pior inimiga porque me cobro e me culpo muito. Até aqui o grande aprendizado é essa aceitação.

Como está sendo lidar com a fama?

Bárbara –
Ainda não experimentei tanto disso. Estou recebendo carinho de fã-clubes e ver as pessoas torcendo por mim me faz pensar: como vou agradecer a todos? Sou muito, muito grata. Acho que a ficha não caiu ainda.

 

Deu tempo de o público conhecer sua essência?

Bárbara – Com certeza não conheceu em um mês. Não sei se em um programa todo seria possível, porque tem a edição. Afirmo com convicção que não se vê tudo daqui de fora, mesmo com o pay per view, com milhões de câmeras, elas são seletivas. Fiz coisas todos os dias e minhas amigas administradoras das redes sociais não viram, mesmo assistindo 24 horas. Além de não ver tudo, o público
é condicionado a ter uma visão do jogo como a mídia quer que seja.

Quem ganha o BBB 22?

Bárbara -
Já cheguei a achar que seria o Arthur, mas agora não sei. Tem muito jogo pra rolar e confio no crescimento do jogo do Eliezer e da Linna, que é uma forte candidata.

Quem você levará pra vida aqui fora?

Bárbara -
Levo Laís, Brunna, Eliezer, e espero que todos do quarto ‘flopado’ (risos). Por mais que aqui fora o público distribua ‘hates’, a gente sabe as alianças que fez lá dentro e o carinho que recebe, o quanto é importante para nos mantermos equilibrados lá. É nítido ver quem está ao nosso lado. Sempre vou conversar e fazer festa aqui fora, pois nunca me largaram lá dentro.

Alguém te decepcionou quando você saiu e viu os vídeos?

Bárbara – Ninguém pois não tive expectativas inicialmente. Muitas cenas que vi, já imaginava. Não gostei muito sobre o PA (Paulo André) que era meu amigo e acreditou que fosse eu quem influenciava a Jade a votar no Arthur, jamais fiz isso. Por mim ela não teria indicado a segunda vez. Queria que ela indicasse o Lucas. Nunca interferi, deixava ela livre. Meu defeito foi querer proteger muito as pessoas do meu lado e acabei me ferrando.


Quais são seus planos futuros? Pensa em seguir carreira artística?

Bárbara – Pretendo trabalhar muito agora e aproveitar oportunidades que tenham a ver comigo. Vou surfar essa onda pós-BBB! Atriz é uma coisa que eu jamais seria, apresentadora, talvez, mas estou aberta para conferir e avaliar as possibilidades que surgirem. Sei que algo bom virá, com certeza!


Vai morar no eixo Rio-SP?


Bárbara
- Acho que seguirei o que sempre fiz: morar um pouco em São Paulo, um pouco no Rio, um pouco em Novo Hamburgo. Viajar pra lá e pra cá!


De onde vem sua forte ligação com a astrologia e o universo holístico?


Bárbara – Sou muito curiosa. Acredito muito em energia, sempre fez sentido pra mim, me centrou, me levou a lugares e a realizar objetivos, me conectar a minha espiritualidade. Tanto a astrologia como a holística sempre quis estudar mais. Assim como a Neurociência (pós-graduação que ela cursa) me instiga a entender a razão e a emoção. Ela me traz o que se pode provar e a astrologia o que não se pode. Logo, estudar ambos e observar contrapontos me impulsiona, fico fascinada.


É verdade que você trabalhou no Grupo Sinos?

Bárbara – Sim! Trabalhei no Bem Cotado, site de compras coletivas, era da área comercial, ligada a minha formação de Relações Públicas. Comecei como estagiária e depois fui efetivada. Foi uma experiência muito legal, totalmente diferente da vida de modelo. Ter um horário fixo dava a sensação de ter mais tempo pra tudo! Me trouxe muitos insights sobre o que eu queria para a próxima etapa, que foi ser modelo.

 

A mídia falou muito sobre sua alimentação. Teve muita informação equivocada?

Bárbara – Sim, achei uma pena tantos equívocos. Muita gente afirmou que eu tinha um transtorno alimentar, algo muito sério e que muita gente passa. Profissionais usaram a mim pra ganhar likes. Achei irresponsabilidade de quem fez diagnósticos sem ver meu dia todo. Levantaram polêmicas por eu comer frutas! “Ah, ela só come maçã”. Aí sobre quem fuma ou bebe muito, ninguém comenta, é normal. Acho preocupante. Sempre fui saudável, cuidei da alimentação e da saúde. Vou à nutri desde os 14 anos, muitos profissionais já me acompanharam e podem provar. Vi comentários de alguns dizendo que eu era uma das pacientes mais dedicadas.

 

Como modelo você fez duas capas para a Like e amamos! Como a carreira influenciou sua vida?

Bárbara – Ela me trouxe disciplina, foco e determinação. Muitos têm uma visão distorcida, acham que não é trabalho. Já trabalhei em outros lugares e áreas e nunca foi tão desafiador como ser modelo, que também se relaciona com o BBB: não ter controle, cada dia é uma nova equipe, uma nova cidade, a troca com outras culturas é grande. Precisamos estar lá de pé, sorrindo, fazendo todos os looks possíveis sem deixar a peteca cair. Não há chance de em um dia estar com a cara amarrada, não estar muito bem: precisamos estar intactas, inteiras e isso me fez crescer como pessoa.

Pingue-pongue

• Aniversário: 13/07/1992
• Signo/ascendente/lua: Câncer, Aquário e Capricórnio
• O que não imaginam sobre você: Odeio me arrumar! Sou péssima com looks. Só quero usar
camiseta e shorts. Por isso nem pensei no look da final!
• Frase favorita: “Tudo passa”. Apesar de simples ela me alivia e me motiva. Aproveite o agora,
viva o hoje. E também tem o outro lado no sentido de hoje estar ruim, mas vai passar.
• Sonhos já realizados: O BBB e independência financeira.
• Sonhos para realizar: Ser mãe e outros sonhos profissionais que ainda não posso contar.
• Livros: O poder do subconsciente; e FLUA (sobre competências emocionais, que reli no confinamento).
• Série favorita: The O.A.
• Música da tua vida: “Ninguém me ensinou”, Lagum
• Viagem inesquecível: Califórnia
• Comida favorita: Torta de bolacha da minha avó
• Não vive sem: Minha família
• Não tolera: Injustiça
• Quem te inspira: Meus pais. Minha determinação e força vêm deles.
• Três qualidades próprias que lhe orgulham: Determinação, coragem e bom humor
• Uma característica em evolução: Aceitação das imperfeições

| |

Leia mais

Gente She steals the scene!
Gente Studio TWF: para colecionar e se emocionar
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Logo Like Magazine Rua Jornal NH, 99 - Bairro Ideal Novo Hamburgo / RS - CEP: 93334-350 (51) 3065.4000 redacao@likemagazine.com.br
CONTATO
Assine Anúncie Cadastre seu e-mail Fale conosco Política de privacidade
Grupo Editorial Sinos 2022. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido pelo Núcleo de Desenvolvimento Digital do Grupo Sinos