Com cada vez mais adeptos pelo Brasil, a alimentação vegana consiste em optar pelo consumo somente de alimentos de origem vegetal e que não tenham qualquer ingrediente proveniente de animais nas refeições. Veganos também evitam usar produtos cosméticos que sejam testados em animais e peças de roupas feitas com couro ou peles, por exemplo. Existem diversas formas de adaptar os pratos a essa realidade, entretanto, você sabia que existem alimentos que parecem veganos, mas contém componentes de origem animal?
O mel é um alimento que muitos veganos evitam, por ser produto do trabalho das abelhas. O mesmo vale para o extrato de própolis e a geleia real. Já o ágave e o melado de cana são obtidos por meio de ingredientes naturais.
O corante vermelho usado na indústria alimentícia, em especial, pode ser feito à base de um pequeno inseto chamado cochonilha. Esse corante acaba sendo adicionado em balas, chicletes e outros alimentos avermelhados.
O cream cheese é feito à base de leite de vaca, enquanto a margarina, mesmo sendo uma gordura vegetal, usualmente leva leite na receita. Já o marshmallow e a gelatina costumam levar a cartilagem e ossos de animais bovinos, que conferem a elasticidade desses alimentos.