- Gastronomia -

Chocolate em evidência

07.07.2021 por Luana Rodrigues

No mês em que comemora-se o Dia Mundial do Chocolate (7 de julho), aprenda curiosidades sobre a iguaria e inspire-se a produzir receitas para deixar a vida um pouco mais doce!

Foto: Adobe Stock O chocolate costuma ser o vilão das dietas, mas pode ser consumido de maneira equilibrada. Nutritivo, ele contém vitaminas, sais minerais e substâncias precursoras da serotonina, um neurotransmissor que ajuda a combater a depressão e a ansiedade, além de estimular os centros de prazer e bem-estar.

Estudos apontam que o chocolate amargo, com maior teor de cacau, contém epicatequina e ácido gálico, antioxidantes com propriedades defensoras do coração. Também possui feniletalamina, um composto comparável à anfetamina que age como antidepressivo, e a teobromina, um leve estimulante. Para obter os efeitos benéficos, recomenda-se um quadradinho regularmente.

Depois de conhecer um pouco mais sobre o universo do chocolate, que tal preparar pratos que levam a iguaria como ingrediente principal? Das receitas sofisticadas às mais simples, um detalhe é fato: tudo fica gostoso quando é feito com chocolate.

Fondue de chocolate

Foto: Adobe Stock Tempo de Preparo: 20 minutos
Rendimento: seis porções
Ingredientes
400g de chocolate ao leite em barra
100g de chocolate meio-amargo
Uma lata de creme de leite
Um cálice de licor de sua preferência (opcional)

Modo de Preparo
Derreta no micro-ondas o chocolate, colocando-o em um recipiente de vidro próprio para o aparelho. Deixe em potência alta por um minuto, retire e verifique se é possível mexer o chocolate até que fique totalmente derretido. Caso não consiga, leve ao micro-ondas por mais 30 segundos e vá repetindo o processo até que o chocolate derreta.
No fogão, leve o chocolate ao fogo médio e misture com o licor e creme de leite. Mexa até ficar com uma consistência cremosa. Quando estiver pronto, transfira para o aparelho de fondue. Sirva com os acompanhamentos de sua preferência.

Acompanhamentos
Frutas em geral (morango, banana, uva, kiwi e abacaxi são as mais utilizadas)
Tubetes doces
Marshmallow
Biscoitos waffer ou champanhe
Bolos picados

Qual aparelho usar?

Foto: Adobe Stock
O material do aparelho de fondue influencia na capacidade de preparar diferentes receitas. As panelas em cerâmica são ótimas para os fondues doces, pois aquecem devagar e demoram para atingir temperaturas altas. Já as panelas em alumínio e as esmaltadas são as mais versáteis. Aquecem lentamente e conseguem chegar a temperaturas altas, comportando tanto receitas doces quanto salgadas.
Inox é o material que esquenta mais rápido, suportando altas temperaturas. Por isso, para fondues mais delicados, como o de chocolate, é necessário ter atenção para não queimar. Modelos feitos de ferro são resistentes, mantém a temperatura por mais tempo, além de serem antiaderentes. Dependendo do formato, oferecem a facilidade do preparo na boca do fogão.

Chocolate quente – três receitas

Foto: Adobe Stock (Rende: 3 canecas)

Ingredientes
Chocolate quente com creme de leite:
250 ml de leite
200 g de chocolate meio amargo
2 colher (sopa) de açúcar
1 xícara de creme de leite fresco
Chocolate quente com amido de milho:
500 ml de leite integral
2 colher (sopa) de cacau em pó
3 colher (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de amido de milho
Chocolate quente vegano:
200 ml ou 1 garrafinha de leite de coco
1 colher (sopa) de cacau 100% em pó
2 colher (sopa) de açúcar

Modo de preparo
Com creme de leite: esquente o leite uma leiteira em fogo médio. Em uma jarrinha coloque o chocolate, o açúcar, creme de leite fresco e o leite já quente. Misture até o chocolate derreter e ficar cremoso.

Com amido de milho: coloque todos os ingredientes em uma leiteira em fogo médio e mexa até ficar cremoso. Fique de olho para o leite não ferver e vazar.

Vegano: coloque todos os ingredientes em uma leiteira em fogo médio e mexa até ficar cremoso.
Coloque a bebida na xícara e finalize com marshmallows, chantilly, chocolate polvilhado ou raspas de chocolate.

Suflê de Chocolate

Foto: Adobe Stock (Rende 2 porções)

Ingredientes
15 g de manteiga
15 g de farinha
125 g de leite integral
100 g de chocolate amargo (no mínimo 60%)
2 gemas
1 colher (chá) de essência de baunilha
2 colheres (chá) de rum
3 claras
15 g de açícar
chocolate + manteiga (para untar os ramequins)

Modo de preparo
Antes de tudo pré-aqueça o forno em 250 graus e unte os ramequins com manteiga e chocolate em pó.
Misture a manteiga com a farinha nas mãos até formar uma masinha. Reserve.
Em uma panela, aqueça o leite e coloque o beurre mane (mistura de farinha) e mexa por 3 minutos após ferver. Desligue o fogo e adicione o chocolate picado. Depois de derretido adicione as gemas, baunilha e rum. Reserve.
Bata as claras em temperatura ambiente até ficarem brancas. Adicione o açúcar aos poucos e continue batendo até ficar brilhosa e formar pico médio.
Adicione 1/3 das claras na mistura de chocolate para dar leveza e vá adicionando mais aos poucos. Preencha os ramequins, leve ao forno e imediatamente diminua a temperatura para 200 graus. Asse até crescer, por cerca de 15 minutos.

Dicas
- Se desejar, sirva com chantilly, sorvete ou calda de chocolate.
- Você pode decorar o suflê com açúcar de confeiteiro polvilhado.

Publicidade
Publicidade
Publicidade