- Gastronomia -

Descubra tudo o que a camomila pode fazer pela sua saúde

10.06.2019 por Da Redação

Para se beneficiar de suas propriedades, podemos consumir camomila em infusão ou aplicá-la topicamente. Tem propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas e é um ótimo digestivo. A camomila é uma das ervas mais conhecidas e usadas na saúde por sua quantidade de propriedades curativas e estéticas. É principalmente ingerida como chá, mas também pode ser usado em cremes ou na forma de loções.

Foto: Divulgação


Esta planta já foi aplicada na Grécia Antiga, Egito e no Império Romano para tratar várias doenças. No entanto, tornou-se popular na Idade Média, quando era consumida para tratar asma, problemas nervosos, náuseas e pele.

Hoje, a camomila pode ser facilmente obtida em todo o mundo e é muito resistente a qualquer clima, por isso é plantada em um jardim, horta ou em um simples recipiente.

Benefícios de consumir o chá de camomila

As principais propriedades desta erva são anti-inflamatórias, antialérgicas, antibacterianas e sedativas. Também é um ótimo digestivo.

Foto: Fotolia

Confira a lista do que a plantinha pode fazer pela sua saúde:

1. Combate a indigestão

Ela é usada para aliviar dores de estômago, náuseas e vômitos quase instantaneamente. Seu efeito sobre a mucosa digestiva é devido ao fato de que relaxa o músculo intestinal e desinfla os tecidos gastrointestinais. Esta ação evita a flatulência, bem como o aumento do ácido clorídrico e, por sua vez, a probabilidade de ter uma indigestão por qualquer alimento.

2. Reduz os níveis de colesterol

A camomila é muito eficaz na diminuição dos níveis de colesterol quando estão acima do normal, graças à sua capacidade de eliminar gorduras do sangue. É por isso que é recomendável que todas as pessoas com colesterol alto bebam pelo menos uma xícara de chá de camomila por dia.

3. Insônia e ansiedade

Se você é uma pessoa muito ansiosa, a camomila será um tratamento natural com resultados excelentes. Isso porque a planta relaxa significativamente os vasos sanguíneos e fibras musculares lisas.Este efeito acontece especificamente com a aplicação de três componentes centrais da camomila: a apigenina, luteolina e bisabolol. Outro efeito decorrente do consumo do chá é adormecer com mais facilidade e a ficar relaxado durante o dia.

4. Combate a cólicas menstruais

Além de ser uma erva com propriedades anti-inflamatórias que atuam no útero nessa fase, a camomila também possui ações estrogênicas. Isto implica na regulação dos hormônios femininos.

5. Renova a pele

Seca, a camomila é uma excelente maneira de renovar a textura da sua pele, deixando-a macia e suave. Mesmo se você aplicar a camomila a qualquer um dos seus cremes para o corpo, você obterá os mesmos efeitos e eliminará muitas impurezas da pele.Também é um bom método esfoliante, ideal para retirar as células mortas que se acumulam na superfície.

6. Para problemas oculares

Suas propriedades medicinais atuam também no alívio da coceira, irritação e vermelhidão que frequentemente acompanham doenças como a conjuntivite. Seus efeitos refrescantes duradouros melhoram a saúde dos olhos

Fonte: GuiaFundamental

Publicidade
Publicidade
Publicidade