O uso da marcenaria e as cores neutras são protagonistas do projeto de reforma deste apartamento localizado na zona norte de São Paulo. Assinado pelo arquiteto e paisagista Cezar Scarpato, o imóvel de 110 metros quadrados passou por reestruturação completa para moradia própria do profissional, sua esposa e enteada. Para otimizar os espaços e criar o conceito de integração de ambientes, algumas paredes foram removidas, permitindo a entrada de luz natural e boa ventilação.
Na concepção do projeto foram priorizados o aconchego, décor minimalista e moderna, além de trazer o jardim vertical para o interior do lar e evidenciar a conexão com a natureza. A área de estar e cozinha integradas utilizam três tons predominantes: o branco, o preto, a madeira e suas variações. Para o piso foi escolhido o porcelanato que evoca o mármore calacata e, junto às paredes em tons claros, promove mais amplitude aos espaços.
Foto: Bicubico
Entre os destaques do projeto está a caixa da escada, influenciando toda a paleta de cores. “Foi a partir da escada que desdobrei o conceito visual do projeto, mantendo seu revestimento original, um granito verde ubatuba”, destaca Scarpato.
O painel de MDF de sua estrutura se estende pela parede e teto, fazendo a delimitação dos ambientes. Para conferir a sensação de bem-estar, todo o mobiliário tem cores claras, seguindo a paleta, e para garantir mais segurança na circulação, as peças têm as formas e quinas arredondadas. Outro espaço que ganhou relevância foi o spa com hidromassagem e deck de madeira na cobertura com vista para a cidade.
A antiga área de serviço foi transformada em um charmoso home office com um jardim vertical de espécies tropicais. Parede e uma porta foram removidas e o piso nivelado para melhor integração à cozinha e área de jantar. Revestido com pastilhas tridimensionais, o pilar estrutural ajudou a delimitar o espaço, e a iluminação através de um teto de vidro possibilitou luz natural para o andar térreo.
Os materiais naturais e os objetos decorativos compõem o ambiente de estar e jantar de forma aconchegante. A escada em granito com lateral em vidro e painel ripado é um dos destaques da residência. O espelho em formas geométricas complementa a décor com originalidade.
Pensada para propiciar praticidade e funcionalidade, a cozinha tem móveis planejados com vários armários, gaveteiros e nichos para os eletrodomésticos. Em tom claro fosco, o mobiliário ganha destaque e modernidade com os puxadores em rose e o revestimento de porcelanato marmorizado no piso e paredes. O granito da bancada faz contraste à composição, sendo o mesmo material utilizado na escada da sala de estar.
Na suíte máster o conforto é evidenciado por meio do piso vinílico Durafloor que se assemelha à madeira, e também pela cabeceira da cama em madeira de tom natural e pelo enxoval de cores neutras.
No dormitório infantil, o rosa ganha destaque na composição dos elementos.
Os dois banheiros sintetizam a funcionalidade dos espaços, privilegiando as cores claras e a modernidade nos revestimentos da Portobello. O banheiro privativo do casal acompanha as nuances das cores do dormitório. Já o social apresenta a ousadia na cor rosa claro.
A família desejava um espaço acolhedor para ser um refúgio nos momentos de lazer. De forma funcional, o arquiteto criou uma cobertura de treliça de madeira com estrutura metálica de alumínio preto que abriga o spa com hidromassagem e deck em madeira, churrasqueira, cantinho do bar, mesa para refeições e horta. Na área da churrasqueira o revestimento de porcelanato Eliane evoca o aço corten.