- Decoração -

Estilo Japandi já é sucesso no Brasil

12.07.2021

Foto: FERNANDO CRESCENTI Reconhecido no exterior por simbolizar a leveza e a harmonia, um novo conceito na decoração traz modernidade e funcionalidade aos ambientes e já ganhou admiradores e adeptos no Brasil. O estilo Japandi mescla a elegância escandinava com o minimalismo japonês. Para quem busca conforto, comodidade e uma décor mais natural, é a opção mais indicada.

O Japandi segue as filosofi as Wabi Sabi e Hygge, que refletem a ideia de uma vivência segura e prazerosa no lar, tendo como objetivo que os ambientes transmitam sensações de conforto e bem-estar por meio do equilíbrio do moderno design e da moderada presença de elementos como cores, móveis e objetos.
É mais do que simplesmente uma tendência, é um estilo de vida que preza pelo aconchego e fluidez nos ambientes, apostando que “menos é mais”. Tudo é pensado cuidadosamente para aproveitar cada canto de forma funcional e com razão de ser, sendo a aposta certa para ambientes com menores dimensões.

Para os arquitetos Bruno Moura e Lucas Blaia do escritório Blaia e Moura Arquitetos, as pessoas estão buscando mais conexão com o ambiente em que se vive. “O estilo caiu nas graças justamente por trazer um olhar diferente para as nossas casas. Ele ressalta o desejo de usufruirmos os ambientes com muito mais comodidade, especialmente nesse período de confinamento que seguimos vivendo”, afi rma Moura. “Mesmo com poucos móveis, a distribuição proposta pelo Japandi agrega personalidade, pois ele tem uma característica singular”, avalia Blaia. Os arquitetos mostram como aderir ao Japandi.

ELEMENTOS NATURAIS
Característica muito marcante do estilo Japandi é dispor de móveis e objetos decorativos produzidos a partir de elementos naturais amadeirados e artesanais, como cadeiras com assento em palhinha. A estética e beleza do imperfeito caracteriza a filosofi a japonesa Wabi-Sabi. Já a filosofia escandinava Hygge busca transmitir felicidade e bem-estar. A mobília e as peças artesanais com materiais de madeira, bambu, fibras e vime combinam com a proposta, além de propiciar uma conexão com a natureza.

Foto: FERNANDO CRESCENTI

CORES
Adotar tons claros no mobiliário faz parte da composição do Japandi, e assim como os elementos naturais, trazem mais sutileza aos ambientes. É importante que a pintura nas paredes harmonize com os itens de decoração para não causar poluição visual. “As cores seguem na mesma linha com paletas cromáticas serenas mescladas com tons terrosos, branco, cinza e rose. A relação com a natureza é primordial”, destaca Blaia.

Foto: FERNANDO CRESCENTI

ILUMINAÇÃO NATURAL
Fator determinante para o lifestyle Japandi é a iluminação natural, que convida à valorização de reduzir o ritmo corrido do dia a dia. Portanto, há um cuidado muito especial com as janelas para que sejam a entrada de luz diurna por todo o ambiente. Para as coberturas ou cortinas sugere-se utilizar materiais mais suaves, promovendo a privacidade, porém sem provocar incômodo visual.

Foto: FERNANDO CRESCENTI

Publicidade
Publicidade
Publicidade