- Decoração -

REFUGIO À BEIRA-MAR COM NUANCES URBANAS

23.01.2021 por Caroline Staudt

A oportunidade de desfrutar de um tempo ao lado da família e perto do mar aquece o coração. Neste clima, esta residência de 711 m², em Ubatuba, litoral norte paulista, é um verdadeiro convite para aproveitar a companhia da família.

Foto: Sergio Israel Projetada para um casal, que gosta de reunir os amigos para momentos sociais, a morada foge do padrão tradicional de uma casa de praia. Nesta proposta, madeira rústica, pedras e fibras naturais dão espaço a alternativas práticas e minimalistas. O desafio do escritório Patricia Penna Arquitetura & Design, de São Paulo, que assina o projeto de interiores, foi atender às expectativas dos clientes, e ainda assim manter o clima de casa de praia. “O casal, que ama receber, desejava uma casa ampla, confortável, mas com acabamentos de fácil manutenção”, explica Patricia Penna, arquiteta e designer de interiores.
O paisagismo garante o encanto da área externa. Quem chega é surpreendido pelo jardim, contemplado por espécies como coqueiros, orquídeas, guaimbés e até uma jabuticabeira, que dá boas-vindas aos convidados. Somando-se a isso, destaque para a piscina e o gramado, que criam a sensação de continuidade com o mar.

Foto: Sergio Israel Em toda a área de lazer, o mobiliário apresenta estruturas de alumínio, acabamentos em couro náutico e fibras sintéticas ou telas, ideais para suportar as intempéries. “A principal demanda é que fosse um ambiente para estar sem ver o tempo passar. Perfeito para um final de tarde – após mar ou piscina”, conta a arquiteta.

Foto: Sergio Israel
Os grandes painéis de madeira, importantes elementos da área social, são perceptíveis na entrada da casa, acolhendo quem chega. O living garante as horas agradáveis na companhia de amigos e família, onde um sofá e duas confortáveis poltronas em tons neutros se conectam com a atmosfera minimalista da decoração. “Priorizamos um layout fluido, sem exageros”, diz Patricia.
Já os momentos em volta da mesa são acolhidos pelo jantar integrado ao gourmet, o que proporciona um clima intimista. Destaque para a mesa acompanhada por 12 cadeiras forradas de linho com algodão, material predominante na maioria dos móveis. “Acreditamos que a integração dos ambientes ajuda tanto na praticidade, quanto para ir de encontro com o desejo dos proprietários”, revela a profissional.

Foto: Sergio Israel Foto: Sergio Israel A sensação de continuidade dos ambientes fica por conta do porcelanato técnico em tom claro, que reveste o piso de toda a residência. O material é resistente e muito simples de manter, perfeito para regiões litorâneas.


Foto: Sergio Israel Nos dias chuvosos ou de preguiça, a família pode aproveitar o home theater como uma alternativa para o lazer. Dois sofás forrados em tecido de algodão garantem o conforto por longas horas: “Quando pensamos que se trata de uma família com estilo mais urbano, devemos levar em consideração que, apesar de amarem a natureza, existirão momentos em que sentirão o desejo de consumir uma boa mídia.” Novamente, os painéis de madeira mostram a sua funcionalidade. Além de auxiliarem no isolamento acústico, aquecem o ambiente. Neste espaço, os tons perdominantes são neutros, mas o ambiente ganha cor com objetos, como almofadas, mantas e vasos de plantas. No segundo pavimento, a suíte máster impera entre as cinco suítes da casa. Com vista para a praia, o dormitório ganhou o mobiliário com linhas retas e cores neutras. O painel cobrindo a parede atrás da cama traz aconchego ao ambiente. “Optamos também por incluir o contato com a natureza, por meio das amplas janelas, que promovem uma abundante entrada de luz natural”, revela Patricia.


Foto: Sergio Israel O banheiro é um complemento singular da suíte máster, projetado para enriquecer os momentos de relaxamento. A aposta principal foi no revestimento do piso que, agora, segue também nas paredes, com a predominância do branco. A bancada é toda em mármore, criando uma composição harmônica.

Foto: Sergio Israel Foto: Sergio Israel

Publicidade
Publicidade
Publicidade