- Moda -

6 Dicas de maquiagem para mulheres acima de 40

13.06.2019

A vida após os 40 é maravilhosa em muitos aspectos: você não sente mais tanta insegurança em relação ao seu corpo e a sua vida, você está em paz e mais confortável consigo mesma. Porém, quando se trata de pele, as coisas não são tão fáceis. Manchas e linhas de expressão na testa e ao redor da boca e dos olhos, frutos de uma vida expressiva e de muitas horas no sol, fizeram a sua pele se acomodar de um jeito diferente do que era antes.

Foto: Divulgação

Mudar a sua rotina de maquiagem e cuidados, para melhor atender as novas necessidades da sua pele, pode ser mais difícil do que você imagina, considerando que você fez o mesmo ritual por bastante tempo. Afinal de contas, nem todos somos profissionais da maquiagem e aprender quais as técnicas de aplicação que trazem uma melhor aparência para a pele mais madura pode se tornar cansativo, além de ocupar muito tempo do nosso dia.

Felizmente, temos a maquiadora profissional perfeita para nos ajudar com este desafio: Jamie Greenberg, atuante em Hollywood, é conhecida principalmente pelo seu trabalho com mulheres acima dos 40, como Gwyneth Paltrow, Rashida Jones, Chelsea Handler, Maya Rudolph, Lauren Graham, e Julie Bowen. Greenberg é criadora da "Jamie's Swag Bag", uma caixa cheia de lançamentos de maquiagem e cuidados com a pele que é entregue mensalmente para as assinantes.

Foto: Divulgação

Pedimos para Greenberg nos indicar quais são os principais erros cometidos por mulheres acima de 40, além de algumas dicas para melhorar, instantaneamente, os efeitos da sua maquiagem:

1) Falta de cuidado na hora de preparar a pele

Mesmo a maquiagem mais bem aplicada do mundo vai deixar a pele com aspecto oleoso ou quebradiço se não houver uma preparação da cútis. Greenberg diz que vê muitas mulheres acima de 40 esperando que a maquiagem conserte tudo para elas. "Muitas mulheres não passam hidratante, tampouco tem uma rotina consistente de cuidados de beleza. Sugiro encontrar produtos que nutram a sua pele. Isso é muito importante para que a maquiagem possa parecer mais natural", afirma a maquiadora.

2) Aplicação mal feita de base

Bases que não são aplicadas corretamente ficam com aparência ruim em qualquer pessoa, mas este erro fica particularmente óbvio em peles mais maduras. "Muitas mulheres aplicam base ou hidratante com cor utilizando as mãos e espalhando de forma irregular, esquecendo alguns pontos do rosto, no pescoço ou na linha do cabelo", diz Jamie, que acrescenta, "É muito importante reservar tempo para aplicar a base de forma uniforme."
Ao invés de sujar as mãos e não ter um bom resultado, a dica é utilizar pincéis ou esponjas que são próprios para a aplicação desses produtos.

3) Continuar fazendo a mesma maquiagem que você faz há anos

Greenberg diz que isto é algo que ela vê muito. As mulheres se acostumam tanto com o visual e com os produtos que usam desde o ensino médio que, um dia acordam, passaram-se 20 anos, elas ainda têm aquele restinho de batom velho e o seu make está muito ultrapassado. "Nós não ficamos sempre com as mesmas roupas no armário, nem sequer usamos as mesmas todos os dias da semana. A mesma coisa deveria acontecer com maquiagem e cuidados com a pele", diz Greenberg. "Se está velho, jogue fora."

A maquiadora fala que tem amigas que possuem paletas de maquiagem há mais de 10 anos. "Além de ser insalubre, produz uma aparência feia na pele", diz ela. "Acredito em 'ter o seu estilo', mas é legal mudar um pouco". Não precisa ser uma mudança radical, modifique algo simples! Por exemplo, tente mudar o lápis de olho preto para azul-marinho, use um batom coral em vez de nude ou ainda, aplique base cremosa em vez de matte. Tente preencher suas sobrancelhas com um gel ao invés de pintar com pincel ou, mais ousado ainda, aposte em um rímel colorido. "Pequenas mudanças fazem uma grande diferença", diz Greenberg.

Foto: Divulgação

DICA RÁPIDA #1: Curve seus cílios

Parece simples, mas Greenberg diz que aprender a curvar seus cílios é extremamente necessário se você não faz ainda. É um jeito supersimples e rápido de acentuar seus olhos, que ficam com um look mais energético, como se as duas últimas décadas nunca tivessem acontecido.

DICA RÁPIDA #2: Invista no cuidado com os olhos

Círculos escuros e bolsas d'água abaixo dos olhos, da mesma forma que pés de galinha, são preocupações para a maioria das mulheres acima de 40. Mesmo que o corretivo funcione como Band-aid para cobri-los, tratar seus olhos com produtos formulados contendo ingredientes ativos como cafeína, peptídeos e esfoliantes químicos fará com que sua maquiagem fique ainda melhor. "Utilizar máscaras para olhos faz parte da minha rotina semanal e fazem toda a diferença", diz Greenberg. "Use elas enquanto você arruma seu cabelo para um evento ou quando se sente muito cansada. É uma grande dica!". Deixe seus produtos na geladeira para que, quando for usar, o frio ajude a diminuir as bolsas abaixo dos olhos.

DICA RÁPIDA #3: Cuidar do cabelo faz diferença, sim!

Não é uma dica de maquiagem, porém, de acordo com Greenberg, um bom corte, bom estilo e a cor certa no cabelo podem fazer mais por você do que maquiagem. Tente arrumá-lo antes de aplicar a make para o processo ficar menos estressante. "Fazer o cabelo pode te ajudar a se livrar da ansiedade de se maquiar. Depois de arrumá-lo, você vai ver que será muito mais fácil para aplicar a maquiagem", diz Greenberg.

Traduzido e adaptado de Who What Wear 

Publicidade
Publicidade
Publicidade