- Variedades -

7 dicas para salvar sua pele no inverno

26.06.2019 por Julia Lauxen

À medida que o frio se intensifica e a umidade do ar diminui, nossa pele vai ficando mais ressecada, o que além deixá-la esteticamente ruim, pode causar uma coceira bastante incômoda. Costumamos esquecer da pele no inverno, já que cobrimos mais o nosso corpo, mas não se engane: devemos cuidar dela tanto no inverno quanto no verão!
Se você não sabe muito bem como fazer isso, separamos aqui 7 dicas para lhe ajudar:

1- Beba água

Foto: Fotolia

Quando as temperaturas começam a diminuir e não sentimos mais calor, acabamos por consumir menos água. Não faça isso! A sua pele ainda precisa de hidratação e o seu organismo, de purificação, por isso é recomendado o consumo de 2 litros de água por dia. Ah! Vale reforçar: chá, café, suco, chimarrão, etc., não se enquadram como "água".

2- Evite água quente

Foto: Fotolia

Parece cruel dizer isso a alguém no frio, mas a água quente resseca muito a pele! Nós temos o costume de tomar banhos longos e quentes no inverno, o que não é nada bom para a cútis (tanto do rosto, quanto do corpo e do couro cabeludo). Nossa dica é tentar diminuir o tempo de duração do banho e a temperatura da água. Além disso, lembre-se de lavar o rosto pela manhã com água gelada. Soa doloroso, mas os resultados valerão a pena.

3- Utilize cremes hidratantes

Foto: Fotolia

Os cremes hidratantes que usamos no verão são leves e refrescantes. Para o inverno, a dica é achar um mais espesso, que possa elevar a umidade da pele e mantê-la assim durante o dia. É interessante aplicar o creme após o banho, quando sua pele já está um pouco úmida e com os poros abertos, possibilitando uma melhor absorção do produto.

Dica rápida: peles oleosas também precisam de hidratação. Procure produtos específicos para o seu tipo de pele

4- Não esqueça dos lábios

Foto: Fotolia Os lábios também são pele! Não se esqueça de hidratá-los todos os dias para que não fiquem sensíveis ou rachados. Uma boa dica é aplicar hidratante labial com filtro solar. Apesar de o sol não estar claramente presente no inverno, os seus raios ainda nos afetam.

5- Passe filtro solar

Foto: Fotolia

Falando em sol, o filtro solar é essencial todos os dias. Com sol, céu nublado ou mesmo com chuva, o protetor é uma ótima ferramenta para nos proteger do ressecamento e do câncer de pele. Como já mencionei, mesmo quando o calor do sol não nos incomoda, seus raios estão nos atingindo.

6- Não desgaste sua pele

Foto: Fotolia

Coçar excessivamente, passar esponjas e buchas na pele durante o banho ou utilizar produtos esfoliantes não são uma boa ideia no inverno. Quando a pele está menos úmida, movimentos abrasivos podem irritá-la com mais facilidade e doenças podem se desenvolver.

7- Óleos ajudam a proteger 

Foto: Fotolia

Os óleos não são ótimos hidratantes, mas eles formam um filme de proteção na pele que ajuda a manter a umidade natural.

Siga as dicas e cuide bem de você.

Publicidade
Publicidade
Publicidade