- Gastronomia -

De Vilão a Mocinho

09.04.2018

10 Razões Para Colocar Abacate Agora na Sua Dieta

Se antes ele era recriminado devido ao elevado teor de gordura e a quantidade de calorias, agora o abacate ganhou lugar de destaque na mesa de quem se preocupa com a saúde. Para falar mais sobre esta fruta, conversamos com a nutricionista funcional Luciana Badia, que não só enumerou alguns de seus benefícios se consumido regularmente, como nos passou duas receitas bem fáceis de fazer!


“É importante ressaltar que, para que esses benefícios se tornem evidentes, o consumo deve ser regular, fazer parte de uma alimentação saudável e as quantidades ingeridas devem ser ajustadas de forma individualizada. Afinal, apesar de muito saudável, o abacate é um alimento de significativo valor calórico”, nutricionista funcional Luciana Badia.


1 - Controla o Estresse

A glutationa presente no abacate é uma substância detoxificante e antioxidante capaz de proporcionar um maior controle nos níveis de cortisol, o hormônio do estresse.


2 - É Fonte de Fibras

É rico em fibras que auxiliam no funcionamento do intestino, melhoram o processo de digestão e aumentam a sensação de saciedade.


3 - Saúde Visual

É fonte de uma substância chamada luteína, que protege contra cataratas e a degeneração macular comum em idosos.


4 - É Versátil

A textura cremosa e o sabor característico fazem dele um alimento fácil de combinar com vários outros ingredientes, podendo ser utilizado em preparações doces e salgadas. Pode ser em sobremesas, nas saladas, molhos, vitaminas e cremes. Ou, simplesmente, ser saboreado puro.


5 - Ajuda a Emagrecer

Estudos sugerem que o abacate, quando consumido antes de dormir, é capaz de favorecer a ação do hormônio do crescimento, que em adultos atua no ganho de massa muscular e queima de gorduras. Além disso, a gordura do abacate promove saciedade, inibindo o apetite por mais tempo e reduzindo a compulsão alimentar.


6 - Fonte de Gorduras do Bem

O abacate é fonte de ácido oléico (ômega 9), que é uma gordura monoinsaturada. “Essas gorduras se diferenciam por serem essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo”, explica a nutricionista.


7 - Faz Bem Para o Coração

Estudos apontam que o abacate é capaz de reduzir o colesterol total, o mau colesterol (LDL) e os triglicerídeos. Além disso, mostrou-se capaz de aumentar o bom colesterol (HDL). “Contudo, demonstra-se um alimento com uma importante ação cardioprotetora.”


8 - Previne o Envelhecimento Precoce

“O envelhecimento está intimamente ligado ao excesso de radicais livres no corpo e o abacate é fonte de antioxidantes, substâncias capazes de combater esses radicais livres.”


9 - Previne e Controla a Diabete

Por apresentar uma quantidade pequena de carboidratos e um bom aporte de fibras e gorduras de boa qualidade, ajuda a manter os níveis de insulina mais estáveis, influenciando positivamente a glicemia. “Sendo assim, é uma ótima opção de fruta para os diabéticos ou para aqueles que desejam prevenir a doença.”


10 - É Nutritivo

 Esta é uma das frutas que mais se destaca pelo seu valor nutricional. Ela é rica em fitoquímicos e fonte de ácido oleico, fibras, potássio, vitaminas E, C e do complexo B, entre outros componentes benéficos para o organismo.


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