- Turismo -

Finlândia

26.01.2018

ENTENDA PORQUE VALE A PENA VISITAR OU MORAR NO PAÍS

Um lugar que é frequentemente citado em pesquisas que elegem o melhor país para se viver e o lugar com mais qualidade de vida do mundo é a Finlândia. A nível internacional, a Finlândia está no topo na classificação educacional e de habilidades, bem como acima da média em uma série de medidas que vão desde empregos e rendimentos do trabalho a qualidade ambiental, bem-estar, segurança pessoal, conexões pessoais, habitação e equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Com 5,5 milhões de habitantes o país se destaca no cenário mundial e orgulha-se por ter uma natureza fantástica, com numerosas florestas e lagos, que permitem um cenário ainda mais encantador. Entenda quais são os pontos altos da Finlândia:

POLÍTICA - A Finlândia é uma república parlamentar e é um dos países menos corruptos do mundo. A integridade faz parte do cotidiano da população. O país é também considerado um dos mais democráticos do mundo. A Finlândia aderiu à União Europeia logo no seu início, em 1995, e também foi um dos primeiros países a adotar o Euro como sua moeda oficial. 

EDUCAÇÃO - Na Finlândia, eles acreditam que as pessoas são os bens mais valiosos do país. Por isso, investir em educação é prioridade. Atualmente, toda a população do país é alfabetizada. Mais de 11% dos recursos públicos são investidos em educação e escolas particulares são uma raridade. O ensino é gratuito desde a escola básica até o ensino superior, inclusive a pós-graduação. As escolas do ensi­no básico, as instituições vocacionais e de ensino técnico servem uma refeição diária gratuita.

DIREITOS CIVIS - Na Finlândia, a qualidade de vida da população é muito importante. O país é um grande defensor da liberdade de expressão e da liberdade religiosa, sem falar que está no topo do ranking mundial quando o assunto é liberdade de imprensa. O país foi o primeiro do mundo a conceder direitos políticos às mulheres.

LICENÇA PARENTAL - Uma ampla rede de clínicas para cuidados infantis foi implantada na Finlândia nos anos 1920. O bem-estar das crianças vem sendo sistematicamente promovido. Hoje, todos os pais têm direito à li­cença parental — e a uma vaga em creche para seus filhos.

CELEBRANDO A ARQUITETURA - Os finlandeses adoram a arquitetura ins­pirada na natureza. Isso se estende não apenas ao trabalho de arquitetos famo­sos, como Eliel Saarinen, Alvar Aalto e Reima Pietilä, mas também à beleza e à funcionalidade do ambiente da constru­ção em geral.

UMA TERRA DE LAGOS E FLORESTAS - A Finlândia tem cerca de 188 mil lagos, que vão desde a encantadoras lagoas de flores­ta a grandes massas de água. Você pode tranquilamente nadar ou pescar em qual­quer um. Além disso, cerca de 75% da área total do país é coberta por florestas -habitat de milhares de espécies animais.

ENCONTRE O PAPAI NOEL - Todo mundo sabe que o Papai Noel vem da Finlândia. O que algumas pessoas não sabem é que é possível encontrá-lo pessoalmente durante todo o ano. O escritório oficial fica na cidade de Rovaniemi, na Lapônia, e é aberta a todos. Uma curiosidade é que ele recebe centenas de milhares de cartas de 199 países a cada ano (e responde sempre que o endereço de retorno é legível). O endereço é: 96930 Napapiiri, Finlândia.

VEJA A AURORA BOREAL - Na Finlândia, o espetáculo de luz mais incrível da natureza, a aurora boreal, pode ser visto em uma variedade de espaços propostos, de iglus de vidro a suítes de luxo. O fenômeno ocorre cerca de 200 noites por ano na Lapônia finlandesa, sendo mais fácil de ver nas noites escuras, do final de agosto até abril.


Publicidade
Publicidade
Publicidade