Revista Like Magazine

Este site foi desenvolvido com uma tecnologia que este navegador não suporta.
O navegador que você está utilizando está desatualizado. Ele possui falhas de segurança e uma lista limitada de funcionalidades. Você perderá qualidade na navegação em alguns sites.


Escolha um novo Navegador e navegue com mais segurança

Estas são as últimas versões dos navegadores gratuitos mais utilizados.



Arquitetura e criatividade a quatro mãos

06/04/2016 / Por: Camila Severo

Márcio Carvalho é falante e brincalhão. Ricardo Ruschel é prático e objetivo. Em comum, ambos têm a paixão pela arquitetura, pela família e pelo inovador. O resultado desta mistura? Muita sintonia! E é justamente a sinergia desta dupla que tem transformado as paisagens de Porto Alegre com construções diferenciadas, modernas e integradas ao meio ambiente. Edifícios que unem o que eles mais gostam: a criatividade e o bem-estar! E é assim, criando, inventando e inovando que eles tocam a Smart! Lifestyle + Design, uma incorporadora boutique situada na Capital e que desde 2008 vem fomentando um novo olhar na construção civil. E se há alguma dúvida, basta conhecer o escritório da dupla... Localizado na sala de um prédio de lofts comerciais projetado por eles, o lugar pouco lembra um escritório de fato e mais parece uma sala de casa, daquelas que te convida a ficar por lá, curtir cada detalhe e entrar no convidativo estilo “Márcio e Ricardo de ser”.

Ricardo Ruschel

Quando criança ele passava as férias desenhando, adorava visitar a obra da casa dos pais e ali costumava juntar madeiras para fazer o que chama de “intervenções”. Estas são algumas das lembranças de Ricardo Ruschel, 44 anos, que certamente já indicava a profissão que escolheria. “As viagens, sempre incentivadas pelo meu pai e minha mãe também foram importantes para aguçar o meu olhar”, comenta o porto-alegrense, que tem como uma de suas inspirações, além do pai, o outro arquiteto da família, o tio Pedro Simch. “Ele é um dos grandes profissionais do Estado e me influenciou muito a seguir nesta profissão”, conta Ricardo, que diz ter percebido que estava “no caminho certo” ao ver sair do papel o primeiro projeto com a assinatura da Smart, em 2010. E se no trabalho não restam dúvidas que ele é bem-sucedido, o mesmo ocorre em casa, onde há 15 anos divide a rotina com a esposa, a fonoaudióloga Lissi Possani Ruschel, e também com o xodó da casa: a filha Natália, de 4 anos.

 

Márcio Carvalho

O pai era engenheiro e de vez em quando levava o filho ao escritório. A mãe era professora e estimulava a criatividade dos seus pequenos. Como consequência, Márcio, natural de Santa Maria, sempre teve em casa liberdade e responsabilidade andando lado a lado. “Tive muito espaço para criar e explorar o mundo ao meu redor. Acredito que este estímulo criativo, junto com a vivência do trabalho do pai me levou à arquitetura. E o senso de responsabilidade me levou a empreender com missões claras e com muito apreço pelo senso de excelência”, frisa o arquiteto, de 36 anos, que diz ter aprendido com o pai uma grande lição. “Dele eu herdei a percepção de que uma casa não é somente uma caixa com metros quadrados e sim um espaço de vida, portanto, algo que exige doação.” Hoje um profissional de sucesso, Márcio divide suas atenções entre a Smart e outras duas empresas: a Neorama e a Miagui. Mas, mesmo um apaixonado pelo que faz, é nas atividades familiares que ele gosta de gastar o maior tempo possível, junto com a esposa, a arquiteta Roberta Rammê, e o pequeno Duduzinho, de um ano e meio.


Fotos: Rodrigo Fanti/RPDois Fotografia

Compartilhe: