- Gente -

COMO TRABALHAR EM CASA DE FORMA PRODUTIVA E SAUDÁVEL

16.04.2020 por Marcelo Kenne Vicente

Já que o ir e vir diário se opõe às orientações para vencer a Covid-19, uma das soluções encontradas pelas empresas para manter a roda da economia girando é permitir às pessoas trabalharem de suas residências, tendo como apoio a tecnologia e suas facilidades.

Foto: Adobe Stock O problema de seguir esse modelo é não estar familiarizado em fazer do home office um momento produtivo. Trabalhar em casa pode ser um desafi o aos não acostumados, mas, como tudo na vida, é possível aprender – especialmente se nos inspirarmos em quem é expert no assunto.


A designer de interiores Kaira Doebber, que mora em Novo Hamburgo com suas duas filhas adolescentes, tem uma carreira consolidada no formato de teletrabalho. São 18 anos atuando dessa maneira. Segundo ela, o mais difícil no início foi se organizar e separar o ciclo de atividades do de lazer. “Tive minhas filhas nesse período de 18 anos e precisei de bastante disciplina para conseguir trabalhar e dar conta de crianças em casa”, lembra. Kaira explica que, com o tempo, aprendeu que organizar os horários é bem relevante. Assim, não se corre o risco de trabalhar menos nem além do saudável. “Não perder o foco com fatores externos é essencial, além de estipular tempos de ocupação e de pausa.”

Outro ponto, destaca Kaira, é sempre vestir uma roupa de trabalho.“Imagine se concentrar no sofá, de pijamas e pantufas, em frente à televisão? Para mim, seria impossível.”

Foto: Kaira Doebber/Divulgação

O ESPAÇO DE TRABALHO

A experiência como designer de interiores possibilita à Kaira dar dicas sobre como organizar o gabinete de home office: “Um acesso independente é recomendável, pois tira a sensação de se estar dentro da residência. Facilita muito o ambiente não ser completamente integrado. E deve ter cara de local de trabalho, ajudando a manter o foco. Aconchego é importante, como também iluminação adequada, mesa de apoio convidativa, cadeira confortável e, sim, ter um certo silêncio”.

TIRAR O MELHOR PROVEITO

Sobre esta época que estamos vivendo, Kaira sugere tirar o melhor da experiência, aproveitando o retorno das famílias aos lares. “Pra quem passou os últimos anos reclamando da falta de tempo, essa situação toda servirá para nos reaproximarmos e reorganizarmos nossa rotina tão atribulada.” Ela aconselha reservar um pouco mais de atenção aos familiares, pois todos estarão em casa em período integral. “É momento de não ser tão rigoroso e ser mais paciente, porque sempre terá alguém para tirar a sua concentração. Não tornar isso estressante é essencial.”

DICAS PARA TELETRABALHO

Foto: Adobe Stock 1 - Troque de roupa. Nada de pijama!

2 - Determine o horário que irá iniciar as atividades, fazer as refeições e finalizar o expediente.

3 - Organize o local de serviço. Isso ajudará os profissionais um pouco mais distraídos a não perderem o foco.

4 - Planeje o seu dia. Quanto mais você planejar a sua vida, mais assertiva será a sua produtividade.

5 - Utilize a regra 90/20: a cada 90 minutos de ocupação, faça uma pausa de 20 minutos. Não pare o que estiver fazendo para responder e-mails pessoais ou mensagens.

6 - Seja monotarefa e não multitarefas. Não tente fazer várias coisas ao mesmo tempo.

7 - Não permita interrupções no seu dia a dia. Faça acordos de horários com os outros moradores com o propósito de não ser interrompido.

8 - Entenda quando você é produtivo e quando precisa dar uma pausa.

*Fonte: Marcele Policarpo, mentora de produtividade

Publicidade
Publicidade
Publicidade