- Decoração -

A INTEGRAÇÃO DA MORADA COM A NATUREZA

24.07.2020 por Gabriela Cardoso

Acordar todos os dias podendo admirar a natureza pela janela. Este é o sonho de muitas pessoas – e a realidade de quem decidiu morar em espaços com áreas verdes.

Foto: Julia Herman Fotografia Desde abril, a busca por casas que possuem grama, árvores e plantas aumentou em relação a anos anteriores. No Imovelweb – portal imobiliário de abrangência nacional – por exemplo, a procura por imóveis com quintais cresceu 19% em maio. E, comparando com o mesmo mês no ano passado, a alta foi de 96%. Já a busca por varandas, em comparação com abril, também teve um aumento: 20%. Em relação a maio de 2019, esse crescimento foi de 128%. Nas próximas páginas, apresentamos dois projetos que mostram a harmonia de moradas com áreas verdes.

Foto: Julia Herman Fotografia Um empresário prestes a completar 70 anos, que já havia residido em diversas moradas ao longo da vida, queria construir a sua casa dos sonhos: um lugar onde pudesse reunir toda a família e estar em contato com a natureza. O projeto dessa residência, localizada na cidade de Itu, interior de São Paulo, foi pensado pela arquiteta Isabella Nalon. “O conceito do projeto era poder ver o jardim de qualquer parte da casa, ou seja, mesmo estando dentro dela, o morador sentiria como se estivesse do lado de fora”, explica. Para alcançar este objetivo, foram usadas janelas e portas de vidro do teto ao chão, transformando os ambientes em espaços que ficassem ligados, de alguma forma, ao jardim.
Outro artifício usado pela arquiteta para proporcionar integração aos ambientes foi o uso da cor azul, muito presente em detalhes da decoração, como em almofadas, vasos e poltronas. “A tonalidade foi escolhida para dar a sensação de 'ar livre', por remeter à cor do céu e da água, por exemplo.
Como a casa possui muitos ambientes abertos, entendemos que o azul criaria essa extensão necessária”, aponta Isabella.

Em um terreno com vista privilegiada para um bosque foi erguida uma morada com 470m² que transborda natureza.

Foto: Marcus Camargo/Divulgação Esta residência na cidade de Cocal, em Rondônia, abriga um jovem casal que queria aproveitar ao máximo o verde da mata ao lado. "A ideia foi fazer uma casa que tivesse abertura para a natureza, onde fosse possível ver o bosque dos cômodos principais da casa”, conta Giordano Rogoski, arquiteto que assina o projeto. O uso da vegetação no pátio foi pensado para integrar e deixar a natureza como protagonista. A parede de jardim vertical se integra visualmente ao bosque, causando a impressão de que arquitetura e paisagem são um ambiente só.
A parte social da casa fica bem de frente para a mata. Um dos destaques do projeto está no muro lateral: com lâminas verticais em ACM, textura de madeira e chapas motorizadas que possibilitam uma visão completa do bosque. "As brises abrem o muro para a mata, deixando que os moradores escolham o quanto desejam ver dela", conta Rogoski. A vista do verde do bosque, por si só, já é suficiente para trazer sensação de calma e relaxamento. Esses sentimentos são amplificados pelo som da água corrente proveniente da piscina com borda infinita.

Foto: Marcus Camargo/Divulgação Na décor, móveis atemporais se misturam com artesanato e lembranças de viagens, imprimindo a personalidade do casal ao lar. O ponto de cor fica por conta do verde, proveniente da natureza e presente nas poltronas da mesa de jantar e nos móveis da área da piscina, fazendo uso da tonalidade favorita do casal.

Pelo seu típico bioma, a região possui forte presença de materiais nobres, que foram lembrados com os painéis de madeira utilizados no projeto. O uso do elemento na área dos quartos se estende para o espaço de living, conferindo uma unidade visual ao projeto.

A abundante luz natural reforça a sensação de amplitude para este living integrado. Sala de estar, de jantar e espaço gourmet se unem com a área externa, transformando os diferentes cômodos em um grande espaço comum. "O bacana dessa casa é que, ao entrar, você já chega nesse espaço integrado, pronto para receber as pessoas", explica o arquiteto. As portas de vidro com esquadrias metálicas, que recuam quase que completamente quando abertas, transformam o ambiente em um lugar arejado, perfeito para receber os amigos, aproveitando ao máximo a vista.

Publicidade
Publicidade
Publicidade