- Decoração -

VARANDAS COM ARES TROPICAIS

17.02.2020 por Taila Rheinheimer Schmidt

Verão é vida e aumenta a vontade de aproveitar os dias de sol, não é verdade? E mesmo para aqueles que não buscam ideias para reforma, ou não pretendem visitar piscinas lindas neste verão, a vista de águas cristalinas e muito verde, por si só, já são suficientes para trazer uma sensação de calma e relaxamento. É o período perfeito para reunir família, amigos e curtir a estação mais gostosa do ano.

Foto: Divulgação
Este espaço de lazer e contemplação, assinado pelo Studio AG, foi pensado para integrar a paisagem e deixar que a natureza seja protagonista. Trata-se de um anexo a um lago com um quiosque, com estrutura leve e revestimentos que destacam o seu entorno. Cobertura, bloco de serviços e brises para proteção solar são os três principais diferenciais. Para não agredir a paisagem, a cobertura de MLC – que funciona como um pergolado, com vigas que fazem a sustentação – foi inserida como se estivesse apenas flutuando sobre o platô.
O MLC foi escolhido para que a construção ficasse contida na altura da ponte de acesso e das curvas de nível do terreno, assim a cobertura não extrapola a linha do horizonte e está inserida integralmente à natureza. O revestimento da construção é de espelho, de maneira a refletir o contexto e dar continuidade a toda paisagem que envolve a obra, como se a arquitetura fosse invisível. Confira mais dois projetos inspiradores.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Os brises, em painéis com telas coloridas, seguem os tons que remetem ao paisagismo na volta. Eles podem se mover fazendo o filtro do sol nos diferentes horários do dia – ao mesmo tempo que protegem o usuário, criam várias cenas que, além de enaltecer o ambiente, integram as pessoas diretamente com a arquitetura e a natureza.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Essa casa com projeto de área externa de 36 m² tem paisagismo assinado por Carmen Mouro. Os clientes, um jovem casal com dois filhos, adoram receber os amigos na varanda gourmet, apesar de utilizarem pouco a casa, pois moram fora do Brasil. Com 55 m², a área com direito à ilha de cocção, mesa de refeições, churrasqueira e forno a lenha, foi construída de frente para a piscina, assim como a sauna e o banheiro de apoio ao lazer. Para o jardim, plantas “de sol” foram escolhidas por serem mais duráveis e resistentes. Já os muros altos foram cobertos com aspargos, orquídeas, philodendron xanadu e monstera (costela-de-Adão), formando desenhos de ondas a partir da coloração de cada espécie. No muro mais baixo, as clúsias se destacam. No entorno da piscina, as plantas, se alternam entre palmeiras veitchia duplas com raiz única e um gramado onde o pai pode jogar bola com os filhos. Toda irrigação foi automatizada e pode ser acionada a distância, inclusive pelo celular.

Foto: Divulgação

Envolvida pela natureza da Praia do Forte, esta casa à beira-mar possui arquitetura moderna e acolhedora, desejo de um arrojado casal. A integração perfeita entre a área social e externa, transformou estes espaços em um grande local de festas para receber os amigos e a família com todo o conforto. A decoração é repleta de personalidade, misturando os modernos móveis italianos com frutos tropicais, cestos de palha e cortina de piaçava.

Publicidade
Publicidade
Publicidade