- Decoração -

Confira os destaques da CASACOR RS

27.09.2019 por Taila Rheinheimer Schmidt

Uma das mostras de arquitetura e design mais aguardadas do Estado, a CASACOR RS surpreende em sua edição 2019 ao ocupar boa parte do antigo Hospital da Criança Santo Antônio, localizado no quarteirão entre as Avenidas Ceará, Maranhão, Paraná e Ernesto da Fontoura, em Porto Alegre. Ao todo, 4,1 mil m² da construção histórica estão ocupados pela mostra em dois andares do prédio que tem no total 9.950 m². Entre as novidades deste ano, destaca-se a criação de ambientes amplos de pé direito duplo e integrados como lofts, apartamentos inteiros, e uma área com restaurantes e café. O fluxo contínuo de passeio também é um dos destaques desta 28ª edição composta por 49 ambientes assinados por 78 renomados e novos nomes do mercado gaúcho. Pelo terceiro ano, os diretores do evento Valdecir Santos, Karina e Vera Capaverde, contam com as profissionais Aclaene de Mello e Gabriela Ordahy na curadoria técnica e Eduardo Becker no projeto geral de iluminação. Para visitar e contemplar uma edição de encher os olhos

• Linear House • 

(Renato D. Ferrari)

Foto: YURI PANICHI

O designer encarou o desafio da execução de projetos emcasas compactas, terrenos estreitos e peças assimétricas,mais atual que nunca para este projeto. Em um corredor de 3x18 metros, contemplando 56 metros quadrados, a integração de sala de jantar, cozinha e sala de estar propõe conectividade e interação.

Foto: YURI PANICHI

O piso Chevron Pico de Montanha, desenvolvido por Ferrari, revisita o tradicional desenho e aparece bem mais alongado, fluindo em cortes manuais.

Foto: YURI PANICHI

• Painel em frente à bancada da cozinha, inspirado no forro dos antigos casarões de fazendas, o ripado “saia e blusa”, que ainda recebeu perfis de led e compõe a iluminação da área de cocção.

• O designer também traz à mostra um resgate do clássico, antigo e esquecido vidro Silézia, comum em janelas basculantes, aplicado nas portas dos armários da cozinha, com sua transparência discreta coberta pelo tingimento cinza chumbo.

• Móveis esculturais com desenhos exclusivos, assinados pelo designer, estão espalhados nos três ambientes. Se destacando a mesa lateral Marchet; os oito espelhos Hó, com suas molduras arredondadas.

• Estar Natural •

(Jose Paulo Tescher)

Foto: CRISTIANO BAUCE/DIVULGAÇÃO

Água cristalina, peixes, pedras e muito verde. O ambiente coloca no centro de um grande jardim uma piscina natural conectada a um estar, projetando uma praia de areias brancas no quintal de casa. O deck de madeira, que parece flutuar sobre as águas, integra a área da churrasqueira ao espaço de convivência. Para uma iluminação natural, o pergolado com toldo retrátil e faixas de vidro foi colocado em toda extensão do ambiente, propiciando um aproveitamento total do clima refrescante da vegetação. Convidativo e aconchegante, o living recebe um primoroso sofá em tom coral, que é contrastado pelas poltronas de cor navy. A lareira ao centro e os bancos e mesas de apoio foram os detalhes selecionados para complementar o ambiente, oferecendo comodidade, sem perder a elegância, mesmo ao ar livre.

Foto: CRISTIANO BAUCE/DIVULGAÇÃO

• Na área da churrasqueira os tons terrosos dão continuidade à sensação de bem-estar e conforto. A bancada da pia de pedra escura, e com ranhuras douradas, tem a churrasqueira americana acoplada.

Foto: CRISTIANO BAUCE/DIVULGAÇÃO

• A areia branca e a água translúcida reproduzem uma praia, com peixes e pedras ao fundo. Duas espreguiçadeiras às margens da piscina natural são abraçadas pelo verde que as rodeiam, proporcionando uma sensação de relaxamento e tranquilidade comparáveis a mergulhar os pés nas águas do mar.

• Suíte Nature •

(Fernanda Paim e Elisa Martins)

Foto: Suzanne Mabilde

Este projeto foi criado para uma menina que tem como paixões a natureza e o balé. Com inspiração uruguaia, as arquitetas criaram um ambiente com toque rústico, industrial e clássico. A combinação da pedra natural, tijolo de demolição e o cimento queimado promovem aconchego em contraponto com a marcenaria de tons claros de traços retos e painéis clássicos.

Foto: Suzanne Mabilde

• Fotos da artista visual Suzanne Mabilde e quadro da artista plástica Marisa Eidt Ebert.

• Porcelanato Magma Plus cobre da Roca imita uma pedra, rocha natural savanna danamibia translúcida usada no tampo da pia do banho e na bancada multifuncional de estudos e make.

• Suíte Spa Kairós •

(Sandro Jasnievez Arquitetura)

Foto: Divulgação

O arquiteto propõe um novo olhar para uma das áreas mais importantes da casa. Por aqui, a suíte tem como principal viés o relaxamento e os cuidados com a saúde, através de um generoso programa de necessidades, que inclui banheiros e closets individuais para o casal, mesclados a um estar íntimo, relax e sauna seca de proporções generosas. “Qualificar o uso do tempo na correria do dia a dia é o grande luxo atual e foi a grande inspiração. Para tanto, buscamos na mitologia grega, a figura de Kairós, o Deus do tempo oportuno e indeterminado, que representa o instante em que algo especial acontece”, define Sandro.

Foto: Divulgação

• Reprodução de uma sauna seca, em generosas proporções e mescla de ambientes de suíte com spa.

• No ambiente de dormitório, o uso do tapete sob a cama, colocado deslocado para um dos lados também é uma inovação.

Foto: Divulgação

• Ale Alvarenga (Banco Fitas, abajur); Luan Del Salvio (Criado-mudo Ruby, escrivaninha Prya, cabideiro Holg, cadeira lark Office); Guto Indio da Costa (Poltronas AVA); Ronald Sasson (Poltrona e pufe Lampana); Luia Mantelli (Sofá RAW); Carol Gay (Luminária Cactus); Vinicius Siega (Sun, Areia, Três, Tempo); Ines Schertel (balaio de lã); Márcio Neri (Abajur Will); André Ferri (Luminária de piso Tirante).

• Waterway •

(Fernando Thunm)

Foto: Divulgação

Espaço exterior de um ambiente corporativo, pensado para o uso de vários grupos de pessoas simultaneamente. Espaço contemplativo com fonte e espelhos d’agua construídos no local, circundados por caminhos e área de lounge. O circuito convida os visitantes para conhecerem diversas árvores existentes e preservadas, além de outras vegetações acrescentadas, em canteiros dentro do próprio espelho d’água e ao redor do espaço, passando por arcos e por decks com mobiliário para que a natureza seja contemplada.

Foto: Divulgação

• Mobiliário de tecido para uso externo. Mesas de mármore desenhadas pelo próprio arquiteto. Cachepós de aço cortén.

• Piso cimentício em todos os caminhos, revestimento cimentício reproduzindo pedra na parede com água transbordante e deck, arcos e brises de madeira.

• Preservação de todas as árvores existentes no espaço, onde o circuito foi projetado para abraçar toda essa vegetação de grande porte. Criação dos espelhos d’água para trazer ainda mais a presença da natureza para o lugar.

• Suíte Máster Casulo do Casal •

(Rogerio Pandolfo Arquitetura)

Foto: Divulgação

Conceito contemporâneo, mesclando elementos sofisticados e naturais. Esta suíte foi projetada para o viver a dois deste casal, onde ambos aproveitam ao máximo este ambiente, sem nenhuma interferência alheia. Elementos sofisticados aliados aos naturais, que se completam perfeitamente. A rusticidade da parede de tijolos de demolição existente foi revelada para se aliar a todo o requinte deste projeto.

Foto: Divulgação

• As janelas antigas do prédio e o pé direito alto são os diferenciais deste projeto.

• Escultura de aço carbono recortada a laser da artista Magna Sperb e escultura de bronze do artista Gustavo Nakle.

Foto: Divulgação

• Pedras naturais calata monet.

Publicidade
Publicidade
Publicidade